Lancamento SBCS Loja Virtual da SBCS Produtos SBCS Soil Science 2018 Banner canecas 2016 Banner Volta as aulas

Notícias



Abertas inscrições para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”

Está aberta a chamada para indicações para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”, da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS)

A medalha é  concedida pela Divisão 1 da IUSS “Solos no Espaço e Tempo” e Comissão 4.5 História, Filosofia e Sociologia da Ciência dosolo. A indicação de candidatos pode ser feita por pessoas, instituições, sociedades, comissões e grupos de trabalho da IUSS O prazo termina em 1º  de dezembro de 2017.

A Medalha de Jovem Cientista Dan Yaalon é concedida uma vez a cada quatro anos no Congresso Mundial do Solo. Desta vez, será entregue no Congresso Mundial no Rio de Janeiro, em agosto de 2018.

Mais informações em:

http://iuss.boku.ac.at/index.php?article_id=635

 

Inscrições para escolha da presidência da SBCS

Prezados(as) sócios(as) da SBCS,

O mandato da atual Presidente da SBCS, Fatima Maria de Souza Moreira, terminará na Assembleia Geral Ordinária do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que se realizará de 30 de julho a 4 de agosto do corrente ano, em Belém-PA.

Desta forma e, como define o Estatuto da SBCS, a Secretaria Executiva torna público o processo de escolha do novo Presidente. As inscrições estarão abertas entre os dias 20 de março a 28 de abril de 2017.

Qualquer sócio(a) pode candidatar-se ao cargo de Presidente, desde que esteja em dia com as obrigações junto à SBCS.

As regras e normas para candidatura e para a eleição estão descritas no Estatuto e Regimento da SBCS, sendo alguns dos itens mais importantes reproduzidos ao final dessa mensagem.

Agradecemos a atenção de todos.

Secretaria Executiva da SBCS

ESTATUTO DA SBCS (disponível em: http://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Estatuto_SBCS-20131.pdf)

  • 1º – O Presidente da SBCS será indicado, a cada dois anos, pelo Conselho Diretor e referendado pela Assembleia Geral Ordinária da SBCS. Poderão candidatar-se ao cargo todos os sócios em dia com suas obrigações para com a SBCS. O Presidente da SBCS poderá ser reconduzido ao cargo por uma única vez consecutiva.

 

REGIMENTO DA SBCS (disponível em: http://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Regimento-SBCS.pdf)

Art. 37º – O §1º do Art. 9º do Estatuto da SBCS define a período de mandato e processo de escolha do presidente da SBCS.

  • 1º – Qualquer Sócio Efetivo poderá candidatar-se ao cargo de Presidente da SBCS.
  • 2º – Entre primeiro de janeiro e trinta e um de março dos anos ímpares, correspondentes aos anos das Assembleias Gerais Ordinárias será estabelecido o processo de manifestação espontânea para o cargo de Presidente da SBCS. As manifestações serão recebidas pela Secretaria Executiva mediante o seguinte procedimento:

i – Ofício expressando a manifestação, contendo os dados de identificação pessoal.

ii – Endosso da manifestação assinado por, no mínimo, 40 (quarenta) sócios, vinculados a no mínimo 4 (quatro) Núcleos Regionais ou Estaduais.

iii – Curriculum vitae resumido em, no máximo, 2 (duas) páginas de papel A4, digitado em corpo 12 e espaçamento simples.

iv  Memorial descrevendo as pretensões para o exercício do mandato de Presidente, apresentado em 2 (duas) folhas com as características descritas no item “iii”.

  • 3º – Serão aceitas manifestações somente por via postal, respeitando-se a data da postagem para o atendimento do prazo previsto no §2º.
  • 4º Candidatos que forem membros do Conselho Diretor deverão se afastar desse cargo no momento da inscrição e não participarão do processo de escolha do Presidente.
  • 5º Respeitando-se os mesmos prazos expressos no § 2º, a manifestação do Presidente em exercício para sua recondução ao cargo será formalizado mediante:

i – Ofício expressando a manifestação.

ii – Memorial relatando realizações do mandato em exercício, resumido em 2 (duas) páginas com as características já descritas anteriormente no item iii do parágrafo 2º.

iii – Curriculum vitae resumido em, no máximo, 2 (duas) páginas de papel A4, digitado em corpo 12 e espaçamento simples.

iv – Memorial descrevendo as pretensões para exercício do novo mandato de Presidente, apresentado em 2 (duas) folhas com as características descritas no item “iii”.

  • 6º A escolha do Presidente na reunião do Conselho Diretor se dará por votação feita por manifestação individual.

Art. 38º – A Secretaria Executiva homologará e protocolará as manifestações que atenderem todas as exigências.

  • 1º – Serão encaminhadas aos membros do Conselho Diretor as cópias das manifestações protocoladas, 30 (trinta) dias antes da Assembleia Geral Ordinária.
  • 2º – A escolha do candidato ocorrerá na reunião ordinária do Conselho Diretor.

i – Os candidatos poderão estar presentes na reunião do Conselho Diretor, sem, contudo reservar-lhes o direito de manifestação ou de voto

ii – A escolha se dará por votação, prevalecendo a decisão da maioria simples.

iii – A indicação será formalizada por meio de oficio do Presidente do Conselho Diretor dirigido à mesa diretora da Assembleia Geral Ordinária.

 

Participe da edição do Boletim sobre as mulheres na ciência do solo

O próximo número do Boletim da SBCS irá mostrar a realidade das mulheres que trabalham na ciência do solo no Brasil.
Nós queremos saber sua opinião sobre isso? Você sofre preconceitos? Já passou por constrangimentos? Estamos evoluindo na nossa participação da ciência?
Por favor, envie seu depoimento sobre isso para o e-mail mulheresnacienciadosolo@gmail.com e diga-nos o que você pensa sobre isso, Ajude-nos a contruir um retrato da participação das mulheres na ciência do solo nas últimas décadas. O prazo termina dia 28 de fevereiro.
Se quiser sigilo do seu nome, peça. Se não, por favor, mande-nos também uma foto sua no exercício do seu trabalho.
Participe!

9662665997_57dfede583_z

SBCS lança concurso para escolha de logomarca dos seus 70 anos

A Secretaria Executiva da SBCS divulgou, dia 2 de fevereiro, um concurso para definir a logomarca que fará parte de todas as suas publicações e eventos em 2017 nas comemorações dos seus 70 anos.

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo reúne mais de mil pesquisadores de todas as universidades e instituições de pesquisa e extensão do país. Além de promover eventos para circulação dos conhecimentos sobre os solos, a SBCS edita livros, um Boletim Informativo e a Revista Brasileira de Ciência do Solo.

As propostas para logomarca podem ser encaminhadas à SBCS até dia 10 de março. A premiação será de R$1500,00. As informações sobre o concurso Edital Concurso Logomarca 70 anos. Um  Release comemorativo do Ano Internacional do Solo, comemorado em 2015, poderá ajudar na concepção da arte. Há ainda a logomarca e   um livro sobre a história da SBCS que também poderão ser consultados.

Atenção candidatos fiquem atentos às exigências do edital para envio da sua proposta.

Baixe aqui a Ficha de inscrição

A SBCS foi criada em 1947, no Rio de Janeiro e atualmente está sediada em Viçosa-MG. É uma entidade cientifica, sem fins lucrativos, destinada a integrar todos os que se interessam pelo desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil. Tem como finalidades principais promover e incrementar a aproximação e o intercâmbio intelectual dos que atuam na pesquisa e no ensino ou em atividades técnicas, além de difundir o conhecimento dos métodos científicos e de técnicas racionais de exploração de uso do solo.

SBCS lança livro sobre Fertilidade e Biologia do solo

As conferências e palestras apresentadas durante a FertBio 2014, realizada em Araxá, agora podem ser consultadas no livro “Fertilidade e biologia do solo: integração e tecnologia para todos.

O livro foi publicado em dois volumes e também em formato e-book. Por enquanto, está à venda, no site da SBCS, apenas o primeiro volume que trata dos temas que foram abordados nas seguintes mesas-redondas:

  • Integração e tecnologias: do pesquisador ao produtor
  • Integração lavoura-pecuária-floresta
  • Uso eficiente do N na agricultura
  • Sistema Plantio Direto
  • Uso eficiente do P na agricultura
  • Inovação e empreendedorismo na fertilidade do solo, nutrição de plantas e biologia do solo
  • Estamos preparados para nutrir adequadamente sistemas de elevada produtividade?

Cada uma destes temas traz uma conferência, três palestras e a relatoria de um debate, demonstrando a interação e o diálogo entre as áreas da ciência do solo.

O livro tem 590 páginas e foi editado pelas professoras  Fatima Maria de Souza Moreira (UFLA) e Maria Catarina Megumi Kasuya (UFV)

O primeiro volume está à venda na Loja Virtual da SBCS  por R$30,00 + valor da postagem.

Fertbio Vol1 capa FINAL

Quer saber mais sobre agricultura urbana? Leia o novo Boletim da SBCS

A nova edição do Boletim da SBCS já está circulando impressa entre os sócios e pode ser lida aqui no site da SBCS.

Entre as várias notícias divulgadas estão as coberturas da FertBio 2017 e da RBMCSA, no ano passado.

O Boletim traz ainda uma série de artigos que mostram experiências e discussões sobre a ciência do solo e a agricultura orgânica no Brasil. Não perca!