Notícias



Ciência do Solo perde Carlos Clemente Cerri

Amigos e familiares despediram-se, dia 21 de abril, do professor Carlos Clemente Cerri, ex-diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Ele lutava contra um câncer e estava com 71 anos.

Carlos Clemente Cerri foi um dos pioneiros a alertar sobre o efeito estufa, o aquecimento global, as emissões e o sequestro do carbono. “Ele era uma pessoa muito generosa e até o último momento que pôde deu apoio aos alunos doutorandos. Ele foi o responsável por consolidar a pós-graduação do Cena e elevou a ciência a um novo patamar de reconhecimento internacional. Foi um grande diretor do Cena e sempre aconselhou e deu diretrizes aos professores. Com seu trabalho com o manejo do solo na Amazônia, deu visibilidade aos problemas críticos apontados pela Ciência brasileira”, comentou a diretora do Cena, Tsai Siu Mui.

Cerri ficou bastante conhecido por colaborar com o Intergovernamental Painel Changing on Climate (IPCC) – nome original do relatório conhecido como Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas aqui no Brasil – que resultou nada menos do que o Nobel da Paz de 2008 para o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, À época, o pesquisador apontava que o relatório teve o mérito de trazer a discussão de forma maciça, embora o tom alarmista usado por pessoas que não têm tanto conhecimento sobre o tema possa prejudicar o real entendimento sobre ideias complexas como ‘aquecimento global’.

Cerri especializou-se na pesquisa sobre a dinâmica da Matéria Orgânica do Solo em ecossistemas naturais e modificados pelas práticas agrícolas, pecuária e reflorestamento. Quantificou as variações no teor e na qualidade da matéria orgânica do solo (carbono e nitrogênio) e nos fluxos de gases do efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) em diversas situações de mudança de manejo agrícola.

Publicou mais de 250 artigos científicos em revistas indexadas nacionais e do Exterior, 40 capítulos de livros no Brasil e no Exterior e foi editor de seis livros. Coordenou mais de 60 projetos de pesquisa com recurso do Brasil (Fapesp, CNPq, Capes, Finep, Petrobras) e do Exterior (Nasa, NSF, IAEA, GEF, European Unit). Proferiu centenas de palestras no Brasil e outras 60 no Exterior.

Foi agraciado com as comendas da Ordem do Mérito Científico e da Gran Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico do Brasil, de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas da França e do Certificado do Prêmio Nobel da Paz (2007) atribuído ao IPCC/ONU.

A SBCS lamenta profundamente a perda deste importante conhecedor da ciência do solo.

Fonte: Cena/USP e Jornal Gazeta de Piracicaba

Cerri boa

SBCS divulga Congresso Mundial em evento internacional, em Berlim

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo participa, de 23 a 28 de abril, da Assembleia Geral da European Geosciences Union 2017 (EGU 2017).O evento acontece todos os anos em Viena, Áustria e reúne pesquisadores de todo o mundo na área de geociências.  A SBCS está representada no evento pelo professor Flávio Anastácio Camargo (UFRRGS), presidente do Congresso Mundial de Ciência do Solo que será realizado no Rio de Janeiro, em 2018.

Durante o evento, o professor Flavio Camargo, compartilhou um estande da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS)  para divulgar o Congresso e a ciência do solo brasileira.

O programa da Assembleia Geral da EGU 2017 inclui eventos científicos e interdisciplinares especiais, cursos, debates, palestras, sessões de posteres sobre temas disciplinares e interdisciplinares abrangendo todo o espectro das geociências e as ciências espaciais e planetárias.

Flavio em Viena

Na foto, da esquerda para direita estão: Ian Brow (Sociedade Britânica de Ciência do Solo), Sigbert Huber (secretário geral da IUSS), Flávio Camargo (SBCS), Takashi Kosaki (presidente eleito da IUSS) e Giusepe Papa (Sociedade Italiana de Ciência do Solo)

Concursos abertos para professor na área de solos

Concurso para professor de Solos na UFG – Jataí

Formação exigida para o cargo: Graduação em Agronomia com Doutorado em
Solos ou Ciência do Solo ou Solos e Nutrição de Plantas, com tema da
tese em “Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos” ou “Física do
Solo”
Inscrições abertas até dia 27 de abril.

Edital n° 18/2017
Mais informações:
https://agrarias.jatai.ufg.br/n/96194-aberto-edital-n-18-20…

Edital: http://sistemas.ufg.br/…/infor…/download/cd_informacao/12153

Concurso Docente de Solos no IF Goiano
 
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com inscrições abertas de concurso para preenchimento de uma vaga de Professor no Campus de Posse-GO para atender as áreas de Gênese, Morfologia e Classificação dos solos/Física do Solo/Química do Solo/Fertilidade do solo e
Nutrição de Plantas/Manejo e Conservação do Solo.
 
Exigências para a inscrição:
- Bacharelado em Agronomia ou Engenharia Agronômica
- Bacharelado em Engenharia Agrícola
- Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental
- Licenciatura em Ciências Agrícolas ou Ciências Agrárias
- Bacharelado em Engenharia Florestal
- Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem
- Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia
 
As inscrições seguem até o dia 7 de maio
 
Mais informações e edital:

Concurso para  docente na UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está com inscrições abertas até dia 11 de maio para concurso público para contratação de docente para o Departamento de Geografia para a área  de:  Geografia  Física  com  Ênfase  em Pedologia .

Os candidatos devem ser graduados em Geografia ou Agronomia ou Engenharia Agronômica. Mestrado em Geografia ou Geologia ou Engenharia Agronômica ou Agronomia ou Engenharia Florestal ou Dinâmica dos Oceanos e da Terra ou Geologia e Geofísica Marinha ou Solos e Nutrição de Plantas ou Ciências dos Solos ou Geociências. Doutorado em Geografia ou Geologia ou Engenharia Agronômica ou Agronomia ou Engenharia Florestal ou Dinâmica dos Oceanos e da Terra ou Geologia e Geofísica Marinha ou Solos e Nutrição de Plantas ou Ciências dos Solos ou Geociências.

Mais informações em:

https://sistemas.uff.br/cpd/processoSeletivo/listarTodos.cpd#

Edital: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=48&data=04/04/2017

Concurso para docente na UFSJ

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está com inscrições abertas para concurso público para docente para o Departamento de Ciências Agrárias, Campus Sete Lagoas-MG, na área de Pedologia e Microbiologia do solo.

Requisito Básico: Graduação em Ciências Agrárias e Doutorado em Ciência do Solo ou Pedologia e Microbiologia do Solo.

Inscrições até dia 13 de maio

Edital: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/secop/2017/Editais/CPD%20020%202017%20-%20PEDOLOGIA%20E%20MICROBIOLOGIA%20DO%20SOLO%20-%20DCIAG.pdf

SBCS divulga logomarca comemorativa dos seus 70 anos

A SBCS completa 70 anos em outubro e é a sociedade científica mais antiga do país na área de ciências agrárias.

Para comemorar a data, a Secretaria Executiva promoveu, no início do ano, um concurso de logomarcas para um selo comemorativo da data. A divulgação foi feita nas mídias da SBCS e foram registradas nove inscrições válidas. A logomarca vencedora será estampada nas publicações editadas este ano e divulgada no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em agosto.

Logo Cor 04 A logomarca vencedora foi produzida em conjunto por Monique Lima de Oliveira e Alessandro Samuel Rosa. Alessandro Samuel é sócio da SBCS e faz pós-doutorado na área de pedometria na Universidade Federal de Santa Maria. Monique Oliveira é cientista social e faz doutorado na Unicamp. Segundo os autores, a logomarca revela a ocupação do solo no Brasil destacando a presença da Ciência do Solo em todo o território nos últimos 70 anos.

A SBCS parabeniza os vencedores e agradece aos que participaram do concurso.

Comemore o Dia Nacional da Conservação do Solo

Você sabia que no dia 15 de abril comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo?

A data foi promulgada em 1989 por meio da Lei Federal no 7.876 em homenagem a Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo devido sua vasta obra nessa área do conhecimento.

A conservação do solo é imprescindível devido à importância dessa ação na manutenção da capacidade produtiva do solo, na conservação da água em quantidade e qualidade e na preservação ambiental, entre outras necessidades.

A falta de conservação do solo põe em risco a perenidade da vida na Terra. Pesquisar, divulgar e incentivar boas práticas de conservação é nosso dever como cientistas do solo e membros da SBCS.

E você? Está fazendo sua parte? Conte-nos sobre isso!

Mensagem de Ildegardis Bertol CAV/UDESC

Diretor da Divisão 3 Uso e Manejo do Solo da SBCS

Nas fotos a seguir, um mau e um bom exemplo de uso do solo no Brasil

Bertol

Bertol Mata Ciiliar Recomposta

SBCS lamenta falecimento de Ignacio Hernán Salcedo

A SBCS comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Ignacio Hernán Salcedo, ocorrido no dia 3 de abril, em João Pessoa, Paraíba. Ele era argentino, tinha 72 anos e atualmente era coordenador de Pesquisas do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC). O sepultamento será em Recife-PE.

O professor Salcedo, como era conhecido, sempre foi sócio da SBCS. Em setembro de 2016 ele foi homenageado com a primeira edição do Prêmio Nordeste de Ciência do Solo. Durante a homenagem, o Diretor do Núcleo Nordeste da SBCS, Julio César Nóbrega afirmou: “Estamos reconhecendo o trabalho de um pesquisador que vem dedicando toda sua vida ao ensino, pesquisa, extensão e o avanço da ciência do solo no Nordeste”.

Ignácio Salcedo era agrônomo formado pela Universidade de Buenos Aires, fez mestrado e doutorado nos EUA. Em 2010, aposentou-se como professor titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também foi professor visitante sênior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Entre maio de 2011 a novembro de 2015 atuou como diretor do Insa. Em toda a sua carreira foi um sócio dedicado a SBCS e as pesquisas no semiárido brasileiro.

Salcedo para site

Indicações para o Prêmio Antônio Carlos Moniz podem ser feitas até dia 31 de maio

Prezado Sócio

Informamos que estão abertas as inscrições para indicações de candidatos ao Prêmio Antônio Carlos Moniz ao Mérito em Ciência do Solo.

Essa premiação é concedida bienalmente pela SBCS durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) a um único profissional que tenha, ao longo de sua vida científica, contribuído extraordinariamente para o avanço da ciência ou da tecnologia na Ciência do Solo brasileira. Neste ano de 2017, o XXXVI CBCS acontecerá em Belém-PA, de 31/07 a 04/08/2017 (http://cbcs2017.com.br/).

Podem ser indicados profissionais inativos ou em atividade nas instituições de pesquisa, de ensino ou de extensão rural ou em empresas privadas, que tenham desenvolvido trabalhos nas diversas subáreas da ciência do solo, com relevante contribuição ao País.

Os candidatos deverão ser indicados por instituições sediadas no País, por recomendação da maioria de um de seus órgãos colegiados como conselhos de nível superior ou de unidades (departamentos, por exemplo), câmaras de avaliação de pesquisa ou comissões de pós-graduação ou de pesquisa ou de extensão. Também poderão indicar candidatos ao Prêmio instituições de representação profissional, conselhos, sindicatos ou associações, bem como fundações de direito público ou privado que congreguem profissionais ou pesquisadores da Ciência do Solo, sempre por indicação da maioria de um de seus órgãos deliberativos. A indicação poderá ainda ser feita por, pelo menos, 10 sócios efetivos da SBCS.

As candidaturas ao Prêmio deverão ser encaminhadas à Secretaria Executiva da SBCS até o dia 31 de maio de 2017 pelo correio e também eletronicamente (para o e-mail: sbcs@sbcs.org.br). As inscrições deverão ser acompanhadas do curriculum vitae do indicado e de fundamentação circunstanciada da indicação ao Prêmio, destacando a contribuição do candidato à pesquisa científica em Ciência do Solo no País.

O edital contendo o regulamento do Prêmio Antônio Carlos Moniz ao Mérito em Ciência do Solo podem ser obtidos:

a) na página web da SBCS, em “Galeria de Homenageados”: http://www.sbcs.org.br/a-sbcs/socios-honorarios/

b) no link: http://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2014/01/Regulamento-do-Pr%C3%AAmio-ACM.pdf

c) por solicitação ao e-mail sbcs@sbcs.org.br

Na Galeria de Homenageados da SBCS (http://www.sbcs.org.br/a-sbcs/socios-honorarios/) podem ser visualizados os pesquisadores já contemplados com o Prêmio Antônio Carlos Moniz ao Mérito em Ciência do Solo:

- Eurípedes Malavolta: XXXI CBCS – Gramado, RS – 2007

- Paulo Tito Klinger Jacomine: XXXII CBCS – Fortaleza – 2009

- Roberto Ferreira de Novais: XXXIII CBCS – Uberlândia, MG – 2011

- Nestor Kampf: XXXIV CBCS – Florianópolis, SC – 2013

- Igo Fernando Lepsch: XXXV CBCS, Natal-RN, 2015

 Contamos com a sua participação como sócio da SBCS ou dirigente de instituição para que o Prêmio faça justiça aos grandes nomes da Ciência do Solo no Brasil.

Secretaria Executiva da SBCS

certificado ACM 2015

Abertas inscrições para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”

Está aberta a chamada para indicações para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”, da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS)

A medalha é  concedida pela Divisão 1 da IUSS “Solos no Espaço e Tempo” e Comissão 4.5 História, Filosofia e Sociologia da Ciência dosolo. A indicação de candidatos pode ser feita por pessoas, instituições, sociedades, comissões e grupos de trabalho da IUSS O prazo termina em 1º  de dezembro de 2017.

A Medalha de Jovem Cientista Dan Yaalon é concedida uma vez a cada quatro anos no Congresso Mundial do Solo. Desta vez, será entregue no Congresso Mundial no Rio de Janeiro, em agosto de 2018.

Mais informações em:

http://iuss.boku.ac.at/index.php?article_id=635

 

Inscrições para escolha da presidência da SBCS

Prezados(as) sócios(as) da SBCS,

O mandato da atual Presidente da SBCS, Fatima Maria de Souza Moreira, terminará na Assembleia Geral Ordinária do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que se realizará de 30 de julho a 4 de agosto do corrente ano, em Belém-PA.

Desta forma e, como define o Estatuto da SBCS, a Secretaria Executiva torna público o processo de escolha do novo Presidente. As inscrições estarão abertas entre os dias 20 de março a 28 de abril de 2017.

Qualquer sócio(a) pode candidatar-se ao cargo de Presidente, desde que esteja em dia com as obrigações junto à SBCS.

As regras e normas para candidatura e para a eleição estão descritas no Estatuto e Regimento da SBCS, sendo alguns dos itens mais importantes reproduzidos ao final dessa mensagem.

Agradecemos a atenção de todos.

Secretaria Executiva da SBCS

ESTATUTO DA SBCS (disponível em: http://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Estatuto_SBCS-20131.pdf)

  • 1º – O Presidente da SBCS será indicado, a cada dois anos, pelo Conselho Diretor e referendado pela Assembleia Geral Ordinária da SBCS. Poderão candidatar-se ao cargo todos os sócios em dia com suas obrigações para com a SBCS. O Presidente da SBCS poderá ser reconduzido ao cargo por uma única vez consecutiva.

 

REGIMENTO DA SBCS (disponível em: http://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Regimento-SBCS.pdf)

Art. 37º – O §1º do Art. 9º do Estatuto da SBCS define a período de mandato e processo de escolha do presidente da SBCS.

  • 1º – Qualquer Sócio Efetivo poderá candidatar-se ao cargo de Presidente da SBCS.
  • 2º – Entre primeiro de janeiro e trinta e um de março dos anos ímpares, correspondentes aos anos das Assembleias Gerais Ordinárias será estabelecido o processo de manifestação espontânea para o cargo de Presidente da SBCS. As manifestações serão recebidas pela Secretaria Executiva mediante o seguinte procedimento:

i – Ofício expressando a manifestação, contendo os dados de identificação pessoal.

ii – Endosso da manifestação assinado por, no mínimo, 40 (quarenta) sócios, vinculados a no mínimo 4 (quatro) Núcleos Regionais ou Estaduais.

iii – Curriculum vitae resumido em, no máximo, 2 (duas) páginas de papel A4, digitado em corpo 12 e espaçamento simples.

iv  Memorial descrevendo as pretensões para o exercício do mandato de Presidente, apresentado em 2 (duas) folhas com as características descritas no item “iii”.

  • 3º – Serão aceitas manifestações somente por via postal, respeitando-se a data da postagem para o atendimento do prazo previsto no §2º.
  • 4º Candidatos que forem membros do Conselho Diretor deverão se afastar desse cargo no momento da inscrição e não participarão do processo de escolha do Presidente.
  • 5º Respeitando-se os mesmos prazos expressos no § 2º, a manifestação do Presidente em exercício para sua recondução ao cargo será formalizado mediante:

i – Ofício expressando a manifestação.

ii – Memorial relatando realizações do mandato em exercício, resumido em 2 (duas) páginas com as características já descritas anteriormente no item iii do parágrafo 2º.

iii – Curriculum vitae resumido em, no máximo, 2 (duas) páginas de papel A4, digitado em corpo 12 e espaçamento simples.

iv – Memorial descrevendo as pretensões para exercício do novo mandato de Presidente, apresentado em 2 (duas) folhas com as características descritas no item “iii”.

  • 6º A escolha do Presidente na reunião do Conselho Diretor se dará por votação feita por manifestação individual.

Art. 38º – A Secretaria Executiva homologará e protocolará as manifestações que atenderem todas as exigências.

  • 1º – Serão encaminhadas aos membros do Conselho Diretor as cópias das manifestações protocoladas, 30 (trinta) dias antes da Assembleia Geral Ordinária.
  • 2º – A escolha do candidato ocorrerá na reunião ordinária do Conselho Diretor.

i – Os candidatos poderão estar presentes na reunião do Conselho Diretor, sem, contudo reservar-lhes o direito de manifestação ou de voto

ii – A escolha se dará por votação, prevalecendo a decisão da maioria simples.

iii – A indicação será formalizada por meio de oficio do Presidente do Conselho Diretor dirigido à mesa diretora da Assembleia Geral Ordinária.