Notícias



Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná está na Loja Virtual da SBCS

A SBCS está comercializando, em sua Loja Virtual, o Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná. A publicação é do Núcleo Estadual Paraná da SBCS e contém 15 capítulos.

O livro está sendo vendido a R$80,00 para sócio e R$100,00 para não sócios. Visite a Loja Virtual da SBCS e saiba mais.

Capítulos

  • Aspectos físicos e evolução das recomendações de adubação e calagem para o estado do Paraná
  • Principais classes de solo do estado do Paraná
  • Avaliação da fertilidade do solo
  • Diagnose do estado nutricional das plantas
  • Correção da acidez do solo
  • Adubos e inoculantes
  • Tipos e estratégias de adubação
  • Calagem e adubação para as principais espécies de cereais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies oleaginosas e de feijão cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies florestais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies forrageiras cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies frutíferas cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies olerícolas e medicinais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies de raízes, bulbos e tubérculos cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para outras espécies de importância econômica cultivadas no estado do Paraná

capa manual

Participe da Reunião anual da SBPC, em Belo Horizonte

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá de 16 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorrerá a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

POST_sbpc_ml

Abertas inscrições para IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo

Já estão abertas as inscrições à IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo ( RNCS), que será desenvolvida de 27 a 30 de novembro deste ano, em Teresina. As inscrições serão feitas apenas pela internet, no endereço www.embrapa.br/meio-norte/rncs, até o dia 10 de novembro. A partir do dia 11, as inscrições poderão ser feitas na secretaria de credenciamento, se houver vaga.

As normas, orientações e informações gerais para a inscrição estão no endereço acima citado. As dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria do evento pelos telefones (86) 3198-0510/0585 ou ainda através do e-mail contato4rncs@gmail.com.

Com o tema Uso sustentável de solo e segurança alimentar no Nordeste brasileiro, a IV RNCS é um evento técnico-científico e de inovação. O Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é quem realiza a reunião em parceria com a Embrapa Meio-Norte, universidades Federal e Estadual do Piauí e Instituto Federal de Educação. Simultaneamente, será realizado o I Simpósio Piauiense de Ciência do Solo.

A programação inicial prevê palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e premiações.  Os principais temas são: Contribuição da ciência do solo para segurança alimentar; Políticas públicas para conservação do solo e da água; integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Gases de Efeito Estufa; Controle de qualidade da análise de solo; Produção de grãos e fibras; Manejo de espécies para produção de palhada; Manejo de solos leves; Salinidade; Reuso da água; Recuperação de áreas degradadas; e Educação em ciência do solo.

Fonte:Fernando Sinimbu (654 MTb/PI) -Embrapa Meio-Norte Teresina – Piauí

Visite a página do evento:

Reunião Nordestina

Publicação da FAO sobre carbono orgânico do solo

Carbono orgânico do solo
O comitê organizador do Simpósio Global sobre Carbono orgânico do solo 2017 (GSOC17) acaba de divulgar o documento final do simpósio Unlocking the potential of soil organic carbon. A publicação apresenta as principais discussões desenvolvidas pelos participantes do GSOC17 e analisadas e sintetizadas pelo Comité Científico. Ele também destaca as principais questões e orientações futuras para a preservação e o aprimoramento do carbono orgânico do solo na pesquisa, prática e política.
Saiba mais em: http://www.fao.org/…/c/25eaf720-94e4-4f53-8f50-cdfc2487e1f8/

As mulheres na Ciência do Solo

Já está no ar na nova edição do Boletim Informativo da SBCS

A edição especial comemora os 70 anos da SBCS registrando a evolução da participação das mulheres na ciência do solo no Brasil. Os artigos relatam as pioneiras na graduação, pós-graduação, pesquisa e na Sociedade. O Boletim contou com a participação de mulheres de todo o país que contribuíram com fotos, depoimentos e informações para esta edição histórica.

Clique na capa do Boletim ao lado, no site, para ler toda a edição ou leia aqui

Os sócios da SBCS receberão a edição impressa  pelo correio

A mulher na Ciência do Solo

SBCS divulga logomarca comemorativa dos seus 70 anos

A SBCS completa 70 anos em outubro e é a sociedade científica mais antiga do país na área de ciências agrárias.

Para comemorar a data, a Secretaria Executiva promoveu, no início do ano, um concurso de logomarcas para um selo comemorativo da data. A divulgação foi feita nas mídias da SBCS e foram registradas nove inscrições válidas. A logomarca vencedora será estampada nas publicações editadas este ano e divulgada no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em agosto.

Logo Cor 04 A logomarca vencedora foi produzida em conjunto por Monique Lima de Oliveira e Alessandro Samuel Rosa. Alessandro Samuel é sócio da SBCS e faz pós-doutorado na área de pedometria na Universidade Federal de Santa Maria. Monique Oliveira é cientista social e faz doutorado na Unicamp. Segundo os autores, a logomarca revela a ocupação do solo no Brasil destacando a presença da Ciência do Solo em todo o território nos últimos 70 anos.

A SBCS parabeniza os vencedores e agradece aos que participaram do concurso.

SBCS lamenta falecimento de Ignacio Hernán Salcedo

A SBCS comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Ignacio Hernán Salcedo, ocorrido no dia 3 de abril, em João Pessoa, Paraíba. Ele era argentino, tinha 72 anos e atualmente era coordenador de Pesquisas do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC). O sepultamento será em Recife-PE.

O professor Salcedo, como era conhecido, sempre foi sócio da SBCS. Em setembro de 2016 ele foi homenageado com a primeira edição do Prêmio Nordeste de Ciência do Solo. Durante a homenagem, o Diretor do Núcleo Nordeste da SBCS, Julio César Nóbrega afirmou: “Estamos reconhecendo o trabalho de um pesquisador que vem dedicando toda sua vida ao ensino, pesquisa, extensão e o avanço da ciência do solo no Nordeste”.

Ignácio Salcedo era agrônomo formado pela Universidade de Buenos Aires, fez mestrado e doutorado nos EUA. Em 2010, aposentou-se como professor titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também foi professor visitante sênior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Entre maio de 2011 a novembro de 2015 atuou como diretor do Insa. Em toda a sua carreira foi um sócio dedicado a SBCS e as pesquisas no semiárido brasileiro.

Salcedo para site

Abertas inscrições para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”

Está aberta a chamada para indicações para “Dan Yaalon Young Scientist Medal”, da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS)

A medalha é  concedida pela Divisão 1 da IUSS “Solos no Espaço e Tempo” e Comissão 4.5 História, Filosofia e Sociologia da Ciência dosolo. A indicação de candidatos pode ser feita por pessoas, instituições, sociedades, comissões e grupos de trabalho da IUSS O prazo termina em 1º  de dezembro de 2017.

A Medalha de Jovem Cientista Dan Yaalon é concedida uma vez a cada quatro anos no Congresso Mundial do Solo. Desta vez, será entregue no Congresso Mundial no Rio de Janeiro, em agosto de 2018.

Mais informações em:

http://iuss.boku.ac.at/index.php?article_id=635