RBMCSA

Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água

A Sociedade Brasileira de Conservação do Solo incorporou-se à SBCS em 1970, mas os eventos de Conservação dos Solos continuaram a ser promovidos como Congressos até 1992, quando passaram a ser chamados de Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. A primeira reunião de um grupo de pesquisadores interessado em conservação do solo no Brasil aconteceu em 1975, em Londrina, com o título de “Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo com Simulador de Chuva”. Em 1978 o Encontro foi realizado em Passo Fundo e em 1980, em Recife. No mesmo ano, em Brasília, foi realizado o III Congresso Brasileiro de Conservação do Solo. Os eventos que se seguiram em Campinas (1982), Porto Alegre (1984), Campo Grande (1986), João Pessoa (1988) e Londrina (1990) receberam o mesmo nome e a sequência numérica até 1992, quando passou a chamar-se Reunião Brasileira de Conservação do Solo e da Água.

Atualmente, a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) é evento promovido a cada dois anos pela SBCS e que visa congregar pesquisadores das áreas de Manejo e Conservação do Solo e da Água.

A XIX RBMCSA foi realizada entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2012, em Lages, SC. 

A XX RBMCSA será realizada em Foz do Iguaçú-Paraná, em 2016

Após 26 anos, o Paraná volta a sediar a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) que chega a sua 20ª edição consolidada como o principal fórum multidisciplinar para discussões técnico-científicas e delineamento de alternativas para a conservação do solo e da água no Brasil. O evento será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro de 2016, em Foz do Iguaçu, com o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”.

A XX RBMCSA é promovida pela SBCS e realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e pelo Núcleo Estadual Paraná da SBCS do Solo (NEPAR-SBCS) em parceria com os núcleos regionais e instituições parceiras. O evento terá como objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros. será realizada em Foz do Iguaçu, em novembro de 2016, e será realizada pelo Núcleo Estadual Paraná da SBCS (NEPAR) em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

A SBCS agradece o empenho do NEPAR, bem como da Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo- na retomada da promoção do evento que contará também com o apoio da ITAIPU, EMBRAPA, com as Universidades Estaduais e Federais do Paraná.

Saiba mais sobre a XX RBMCSA: www.rbmcsa2016.com.br

Fanpage do evento: www.facebook.com/xxrbmcsa

A história das RBMCSA, promovidas pela SBCS, pode ser consultada no livro SBCS: um olhar sobre sua história