RCC – Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos

Reunião Brasileira de Classificação  e Correlação de Solos

Pesquisadores em um perfil de solos durante a RCC realizada na Amazônia

REUNIÃO  BRASILEIRA DE  CLASSIFICAÇÃO E  CORRELAÇÃO  DE  SOLOS  (RCC)

A RCC é um evento técnico-científico promovido pela SBCS com apoio de várias instituições e vinculado ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Normalmente, o evento é realizado com a participação de profissionais que atuam em instituições de pesquisa, ensino superior e serviços técnicos na área de Ciência do Solo ou correlatas, notadamente aqueles ligados às comissões especializadas de Gênese e Morfologia, Levantamento e Classificação e Pedometria.

O principal objetivo do evento é a validação e aprimoramento do SiBCS por meio de correlações in situ entre ocorrências no território brasileiro das classes de solos e suas características geoambientais, suas vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola. Neste sentido, a RCC distingue-se dos demais eventos de Ciência do Solo por ser conduzida ao longo de um roteiro de viagem à campo, estabelecido em função de características ambientais consideradas de interesse para aquele objetivo. O nome destas reuniões variou ao longo do tempo, mas se estabeleceu firmemente nas edições mais recentes como RCC – Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos. Da mesma forma, variou ao longo do tempo a identificação de entidades realizadoras/organizadoras/promotoras, tendo a SBCS assumido o caráter oficial de Promotora desde a 10ª edição, em 2012, no Pantanal.

Desde a realização da primeira RCC, em 1978, este evento tem se constituído um mecanismo indutor de grandes e importantes avanços no sistema de classificação, consubstanciados em ajustes e aprimoramento de critérios, definição e testes de conceitos e procedimentos, inclusive no que tange a metodologias de laboratório.Além disso, constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também aos profissionais que atuam em outras regiões um contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre manejo e conservação dos solos.

Mais detalhes sobre a história da RCC no e-book:  SBCS: um olhar sobre sua história

Confira, abaixo, um breve resumo das últimas RCCs promovidas pela SBCS

IX REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS

Data: De 12 a 17 de setembro de 2010

Local: Estado do Acre

Realização: Embrapa Acre / Embrapa Solo

Destaques: Com 71 participantes, esta RCC percorreu trajetos pouco usuais ao longo dos trechos em construção da BR-364 até próximo à fronteira com o Peru no vale do Rio Juruá, com a observação e discussão de 13 perfis de solo.

X   REUNIÃO DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO  DE  SOLOS 

Data: De 3 a 11 de novembro de 20112

Local: Trechos dos biomas Pantanal e do Cerrado no Estado do Mato Grosso do Sul

Realização: Embrapa e UFRPe

Destaques: Estiveram presentes 63 profissionais da Pedologia, que percorreram trechos difíceis do Pantanal e parte do Cerrado estudando e discutindo cerca de 18 perfis de solo.

XI REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS

Data: De 14 a 20 de março de 2015

Local: Estado de Roraima

Organização: UFRR, Embrapa, IBGE, UFV

Destaques: Esta RCC teve a participação de 85 profissionais da pedologia e percorreu cerca de 1500 km em diversas unidades de solo com estudos e discussões de 16 perfis.

Participantes da RCC realizada em Roraima, em 2015

Participantes da RCC realizada em Roraima, em 2015

O próximo evento

A próxima Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos ( XII RCC) realizada em Rondônia em  duas excursões técnicas.

A primeira excursão  de 9 a 16 de setembro de 2017

A segunda excursão de 5 a 12 de maio de 2018.

Ambas  terão o mesmo roteiro de solos a ser visitado.. O único diferencial será na primeira excursão quando a ênfase será para discussão sobre aprimoramentos no SiBCS.  Na segunda, a discussão será  sobre a aplicação do SIBCS nos solos de Rondônia e maior espaço para discutir a aptidão agrícola e a capacidade de uso das terras.

Mais informações no site do evento:

http://sbcs-noroeste.agr.br/rcc/xiircc/

A lista com os pré inscritos para a RCC de Rondônia encontra-se disponível para consulta no link http://www.sbcs-noroeste.agr.br/rcc/xiircc/docs/preinscritos_xiircc.pdf