Publicações

II Simpósio de Ciência do Solo: interfaces, desafios e inovações.
Do dia 9 a 12 de maio de 2017 aconteceu na Universidade Federal de Lavras o II Simpósio de Ciência do Solo: interfaces, desafios e inovações. O evento organizado pelo Departamento de Ciência do Solo através do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS), com apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Leste, contou com 180 participantes, vindos de diversos estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A abertura dos trabalhos teve as presenças do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Dr. José Roberto Soares Scolforo, do chefe do Departamento de Ciência do Solo (DCS), Dr. Moacir de Souza Dias Junior, da Tutora do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS), Drª Maria Ligia de Souza Silva, da presidente do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo, Jéssica Gabriela Pimentel Contins, e do homenageado do evento, Dr. Alfredo Scheid Lopes.

Nesta edição do evento, a programação foi composta por 6 palestras voltadas para a segurança do solo e alimentar, recuperação de áreas degradadas, fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas; e ainda 4 minicursos e um roteiro pedo-agronômico. Entre os palestrantes do evento estão, além de pesquisadores da UFLA, o Dr. Valter Casarin do International Plant Nutrition Institute (IPNI).

A novidade desta edição foi a criação do “Prêmio Alfredo Scheid Lopes” e a inserção do envio de trabalhos científicos por parte dos participantes, que após correção e aprovação, apresentaram em forma de pôster. O evento recebeu 166 trabalhos para publicação e apresentação, sendo conferido o primeiro “Prêmio Alfredo Scheid Lopes” de melhor trabalho apresentado, ao trabalho “Técnicas de modelagem no ajuste da curva de retenção de água do solo sob diferentes tipos de manejo”, apresentado por Rodrigo Fonseca da Silva.
No encerramento, o evento contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Drª Fatima Maria de Souza Moreira e do professor Emérito da UFLA, Dr. Alfredo Scheid Lopes para a entrega do prêmio.

scs2017 (1)

scs2017 (2)

scs2017 (4)

scs2017 (5)

 Simpósio Capixaba de Solos e Déficit Hídrico: Estratégias para uma agricultura sustentável

Com o objetivo de discutir tecnologias para o melhor aproveitamento da água, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu, juntamente com o Núcleo Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o “I Simpósio Capixaba de Solos e Déficit Hídrico: Estratégias para uma agricultura sustentável”, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus Goiabeiras. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Solo. O Simpósio reuniu 70 participantes, especialmente agrônomos, técnicos, professores e pesquisadores, além de um grupo de estudantes de mestrado e doutorado. Espírito Santo há muito não tinha algo assim na área de solos. Foi firmado o compromisso de realizar uma nova edição do evento em breve. A Universidade Federal do Espírito Santo apoiou o evento.

A SBCS e especialmente o NRL foram enaltecidos no evento, e os poucos sócios presentes (que no ES são mesmo poucos) sentiram a necessidade de fortalecer a sociedade no Estado.

Maiores informações acesse o link do evento

I Simpósio Capixaba de Solos e Déficit Hídrico: Estratégias para uma agricultura sustentável

Simpósio – “Solos e Ambiente no Estado do Rio de Janeiro”
Como uma das atividades em Comemoração ao Dia Mundial do Solo, ocorreu no dia 02 de dezembro de 2016, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Simpósio Solos e Ambiente no Estado do Rio de Janeiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e promovido pelo Núcleo Regional Leste (NLR) da SBCS. O evento também contou com o apoio do Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo e a Embrapa Solos, sendo organizado pela Rural Consultoria Júnior da UFRRJ. A presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, prof. Dr. Fatima Maria de Souza Moreira (UFLA), egressa da UFRRJ, esteve presente ao evento, representando a SBCS.
O Simpósio contou com a participação de 110 pessoas tendo sido apresentadas quatro palestras listadas a seguir:
Palestra 1 – ”Solo como componente do ambiente e fator para os processos
erosivos: características e atributos das classes de solo no Brasil” – Dr. Ademir Fontana – Pesquisador da Embrapa Solos.
Palestra 2 – “Processos erosivos no estado do Rio de Janeiro” – Dr. Daniel Fonseca de Carvalho – Professor Titular do Departamento de Engenharia da UFRRJ.
Palestra 3 – “A erosão do solo e seus efeitos nas áreas de produção agrícola” – Dr. José Luiz Rodrigues Torres – Professor Titular do Instituto Federal do Triângulo
Mineiro – IFTM.
Palestra 4 – “Manejo e conservação do solo: o grande desafio das Instituições de
Ensino, Pesquisa e Extensão” – Dr. Nivaldo Schultz – Professor do Departamento de Solos da UFRRJ.
Após as palestra foram realizadas mesas redondas com a participação dos apresentadores, moderadores e participantes.

Mesa Redonda parte da manhã
Abertura do Evento
Palestra Dr Ademir Fontana (Embrapa Solos)
Palestra Dr Ademir Fontana (Embrapa Solos)

Palestra Dr Ademir Fontana: Solo como componente do ambiente e fator para os processos erosivos: características e atributos das classes de solo no Brasil- Dr Ademir Fontana

Palestra Dr Daniel Fonseca (IT -UFRRJ)
Palestra Dr Daniel Fonseca de Carvalho (IT -UFRRJ)

Palestra Processos erosivos no Rio de Janeiro – Dr Daniel Fonseca de Carvalho

mesa redonda palestras parte de manha
mesa redonda palestras parte de manha
Palestra Dr José Luiz Rodrigues Torres (IFET-Triângulo Mineiro)
Palestra Dr José Luiz Rodrigues Torres (IFET-Triângulo Mineiro)

Palestra: A erosão do solo e seus efeitos nas áreas de produção agricola – Dr Jose luiz Rodrigues Torres-

Palestra Dr Nivaldo Schultz (Depto Solos-UFRRJ)
Palestra Dr Nivaldo Schultz (Depto Solos-UFRRJ)

Palestra: Manejo e conservação do solo: Ensino, pesquisa e extensão – Dr Nivaldo Schultz

Participantes do Evento
Participantes do Evento
Participantes do Evento 2
Participantes do Evento 2
Palestrantes, Moderador, Presidente e Diretor do Núcleo Leste
Palestrantes, Moderador, Presidente e Diretor do Núcleo Leste

Workshop – Understanding the formation of Anthrosols and developing a new generation of organic mineral fertilizers.

Apresentação: Anthrosols are fertile soils horizons created centuries ago by humans management of organic residues and/or minerals. Their occur in many parts of the world, as for example the plaggic horizons in Europe and the pretic horizons in the Amazon. Nowadays all over the world, innovative biochar (carbonized organic residues) systems are being developed to mimic some properties found in the Pretic Anthrosols – the Amazonian Dark Earths (Terras Pretas de Índio). Along the Brazilian coast were found archaeological shell mounds, called sambaquis, that show frequently fertile and carbon rich soil horizons, perhaps few is known about the chemical and agronomical properties of their dark soil horizons. The knowledge of physico-chemical processes in Anthrosols shall stimulate the development of a new generation of organic mineral fertilizers. The main goals are to manage organic waste and mineral sources to enhance efficiency in the soil nutrient management, to rehabilitate depleted soils and to mitigate greenhouse gas emissions in order to achieve both, environmental and agronomical benefits.

Palestra Dr Andre Acksel: Cernozens in the Baltic Sea Region-indications of an anthropo-pedogenesis

Palestra Dr Bruno Glaser: Biochar research and legislation in Europe

Palestra Dr Bruno Glaser: 20 years of terra preta research

Palestra Dr Carlos Achete: Nanoscale chemical analysis and molecular models of soil carbon found in Ancient Amazonian Anthrosols

Palestra Dr Christoph Steiner: Urban agriculture: A feasible way to produce Terra Preta like soils

Palestra Dr Jurgen Kern & Giacomo Lanza: Response of soil respiration to the addition of chars-one way to estimate the stability of chars

Palestra Dr Paulo Teixeira: Organomineral Fertilizers: Technologies and market

Palestra Dr Renato Ramos: Stratigraphy of Sambaquis

Palestra Dr Sonja Germer: Effects of biochars on soil biota

Palestra Dr Wolfgang Zech: Biogeochemical properties of anthropogenic soils in Siberia

Palestra Dra Claudia Maia: Biochar and energy

Palestra Dra Fabiana Resende: Biochar-utilization in-seeding production and cultivation of wood species in Sinop/MT-Brazil

Palestra Dra Lucia Helena Cunha dos Anjos: A new diagnostic horizon in WRB for anthropic topsoils in Amazonian Dark Earths (South America)

Palestra Dra Luise Giani: Europes “Terra pretas” Plaggic Anthrosols Plagganthrepts

Palestra Dra Marcia Marques: Waste management in Brazil/Rio de Janeiro city: Focus on the organic fraction

Palestra Dra Tatiana Rittl: Effect of biochar-application on green-house gas emissions: a comparison study between two static chambers

Paletra Eng Carlos Mendes: Trends in organic and organominerals fertilizers: A businessman point of view

Palestra Msc Carlos Alho: Evaluation of soil organic matter chemical characteristics in Terra Preta de Índio