Lúcia Helena Cunha dos Anjos é a nova presidente da SBCS

By Lea Medeiros,

  Filed under: Sem categoria
  Comments: Comentários desativados em Lúcia Helena Cunha dos Anjos é a nova presidente da SBCS

A professora Lúcia Helena Cunha dos Anjos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi eleita por unanimidade pelo Conselho de Administração da SBCS e confirmada por aclamação pela Assembleia de sócios, durante o XXVII CBCS, em Cuiabá. Ela é engenheira agrônoma, com mestrado e doutorado em Ciência do Solo.

Lúcia Anjos, como prefere ser chamada, foi diretora da Divisão I – Solo no Espaço e no Tempo da SBCS desde 2015 até ser eleita. “A minha vida profissional mescla as atividades de ensino, pesquisa e gestão acadêmica. Em todas sempre estimulei e procurei trabalho em parceria com professores e pesquisadores da mesma área de conhecimento em Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, mas também com temas desafiadores, em especial os de etnopedologia, pedometria e, sempre que possível educação em solos. Ressalto as visitas técnicas ou participação de eventos em quase todos os estados brasileiros, com destaque para as Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (RCCs), o que me levou a um aprofundamento do contato com professores e pesquisadores de várias regiões do Brasil”, disse ela.

A nova presidente ressalta que é sócia da SBCS desde antes de concluir sua formação acadêmica, é editora associada da RBCS e representante da SBCS e da América do Sul e Caribe para o Intergovernmental Technical Panel on Soils – FAO/ Global Soil Partnership (GSP). Lúcia também participou da comissão organizadora do Congresso Mundial de Solos realizado em 2018, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso aos conselheiros e sócios da SBCS e no seu plano de trabalho, Lúcia Anjos destacou que em seu mandato de dois anos pretende priorizar  a integração dos Núcleos Estaduais e Regionais da SBCS; fortalecer a criação de grupos de trabalho e tornar mais efetiva a atuação das Divisões e Comissões Especializadas; estruturar o Comitê Editorial da Sociedade; e retomar esforços junto aos Núcleos Regionais/Estaduais para aumentar o número de associados. Ela também destacou que pretende ampliar a ação da SBCS juntos às instâncias governamentais para promover a educação e percepção pública da Ciência do Solo e fortalecer o papel da SBCS como interlocutora em programas e ações para uso sustentável dos solos brasileiros, além de aumentar a visibilidade e alcance de materiais publicados pela SBCS e aperfeiçoar meios de comunicação com sócios para dar maior dinamicidade e atrair novos talentos.

No âmbito internacional, a nova presidente quer interagir sistematicamente com a IUSS e com a Aliança Sul Americana pelo Solo para apoiar a implementação da Aliança Brasileira pelo Solo e fortalecer o intercâmbio com as Sociedades congêneres da América Latina e Caribe consolidando o papel de liderança do Brasil. “ Nossa meta é conduzir a SBCS, com apoio da Secretaria Executiva e do Conselho Diretor, através dos Diretores das Divisões e Comissões Especializadas e dos Núcleos Regionais ou Estaduais, e os sócios, para que a Sociedade seja levada a um patamar de relevância nacional nas decisões sobre governança e gestão do recurso solo, bem como junto a organizações e fóruns internacionais”, disse Lúcia Anjos.

Comments are closed for this post.