Já está disponível, neste site, a publicação “Catálogo de Artigos de Educação em Solos no Brasil”. A obra compila informações, resumos e link de 150 artigos, publicados em revistas científicas, sobre o tema “Educação em Solo”, no período de 1998 ao primeiro semestre de 2020.

O catálogo foi produzido pela equipe do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná: Marcelo Ricardo de Lima, Anna Vitória Gurgel Knopki, Kemelyn Hack Pires, Luane Aparecida Staben, Mareza Fernandes de Araújo e Sara de Paula Sant’ana. A iniciativa soma-se ao esforço da Divisão IV da SBCS (Solos, Ambiente e Sociedade) de organizar e catalogar a produção científica e de divulgação científica na área de Educação em Solos. Neste sentido, a SBCS já publicou o livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil , que inaugurou a série “Coletâneas em Ciência do Solo”. Ainda este ano deve ser publicado também catálogo com “Teses, Dissertações e Monografias em Educação em Solos” e “Recursos Didáticos para Educação em Solos”.

Segundo os autores, o interesse de organizar a publicação partiu da necessidade de catalogar a dispersa produção acadêmica na área de Educação em Solos. Pela sua natureza interdisciplinar, situada entre várias áreas do conhecimento, como a Ciência do Solo, Educação, Geografia, Biologia, Química, Física, Ensino de Ciências, dentre outras, os artigos científicos produzidos encontram-se publicados em um grande número de revistas, com enfoques e missão editorial bastante distintas entre si.

A pesquisa na área de Educação em Solos se intensificou somente na última década e, portanto, é uma área de conhecimento relativamente recente. Os autores constataram, pelos dados apresentados na Introdução da publicação, que a produção científica nesta área do conhecimento encontra-se muito dispersa, tendo identificado artigos de 386 autores em 87 diferentes revistas.

A publicação tem o intuito de contribuir com os pesquisadores da Educação em Solos na produção de artigos, estudantes de graduação na elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso e monografias e com os pós-graduandos na redação de suas monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.