18/05/2021

A pedologia brasileira perdeu, dia 9 de maio, um importante cientista, o engenheiro agrônomo e professor associado da UNESP Jaboticabal, Itamar Andrioli. Ele não resistiu à Covid-19.  Natural de Ibitiuva -SP, Dr. Itamar dedicou sua vida ao ensino da pedologia no Departamento de Solos e Adubos da UNESP, onde, durante 41 anos, ajudou a formar milhares de graduandos e dezenas de mestrandos e de doutorandos. O professor foi sócio da SBCS e teve uma brilhante carreira acadêmica. Seu sólido conhecimento em pedologia chamava a atenção dos colegas e dos alunos.

Na trincheira, seja nas aulas práticas das suas disciplinas ou em eventos, era imbatível. Sua paixão pela pedologia e pela docência cativava os alunos. O professor conseguia conciliar com harmonia suas atividades profissionais de docência, pesquisa, extensão e gestão, com excelente e amistosa interlocução com os graduandos, pós-graduandos, técnicos de laboratório e colegas docentes. Todos os que tiveram o benefício de conhecê-lo sentem a perda do ser humano simples, generoso e especial, que fará muita falta neste mundo.

O pesquisador Paulo Guilherme Wadt complementa que o professor Itamar era “um dos poucos profissionais que conheci com a segurança e conhecimento suficiente para fazer riquíssimos debates sobre nossos sistemas de classificação de solos. Que ele agora nos ajude a aperfeiçoar a classificação das terras do céu”. Para o professor William Natale “a Ciência do Solo fica mais pobre com a perda de Itamar Andrioli, pedólogo por excelência, e um ser humano especial”.

Perdemos um cientista competente, dedicado, otimista, alegre e sempre disposto a colaborar e atender a todos, muito querido e valorizava muito a família.

Descanse em paz professor Itamar! Você que cumpriu com excelência sua missão entre nós viverá sempre na memória de todos nós, seus amigos, ex-alunos e familiares.  Quem conheceu você pode se considerar um privilegiado e me considero um deles.

Texto gentilmente enviado por Renato de Mello Prado – Jaboticabal- SP