A participação do Brasil no concurso de livros infantis sobre solos afetados pela salinização promovido pela FAO/ONU, União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e a Parceria Global do Solo (GSP) é motivo de orgulho para a SBCS e para toda a comunidade de pesquisadores de solos do Brasil.
Os organizadores do evento receberam 27 propostas de livros de 14 países. Cinco produções brasileiras ficaram entre os finalistas. O livro “Earth’s Extraordinary Soil for All Living Organisms. Learning, thinking and acting!”,da professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Marcela Bianchesi da Cunha Santino, ficou em segundo lugar no concurso.
O tema proposto para o desenvolvimento das histórias para crianças e adolescentes foi o mesmo que, este ano, celebra o Dia Mundial do Solo “Parar a salinização do solo para aumentar a sua produtividade”.
Assim, como a FAO/ONU, a SBCS parabeniza e agradece a todos os que participaram deste importante projeto de divulgação científica da ciência do solo.
Confira os títulos e autores dos livros brasileiros selecionados.
Earth’s Extraordinary Soil for All Living Organisms. Learning, thinking and acting! – Marcela Bianchessi da Cunha Santino
Get out of here, salinity, leave my soil alone – Adriana de Fátima and Rivaldo Vital
Solinho in the Caatinga. Halt soil salinization, Boost soil productivity – Antonio Azevedo.
The History of Rocky, the Soil – Bruna Vicente.
The fun soil profiles in: How to reduce soil salinization to increase productivity – Adriana Ribon e Marcos Gervásio Pereira.
Os livros podem ser baixados neste link.
