06/01/2022
A ex-presidente da SBCS (2015/2019) e professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fatima Moreira passou a integrar, dia 1º de janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como membro titular.
Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas importantes para a sociedade, visando a dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.
Para serem eleitos para a ABC, os novos membros são indicados e escolhidos entre muitos outros nomes de grande relevância científica, o que é uma grande honra para um(a) pesquisador(a).
Para a professora Fatima, que atua na área de Microbiologia e Bioquímica do Solo, a escolha de seu nome reflete sua dedicação e seriedade nas carreiras científica e acadêmica. “É uma honra para mim estar na ABC. Uma satisfação e uma responsabilidade por representar meus pares e com eles buscar novos caminhos para a valorização da ciência como imprescindível para a sociedade.”
Ela ainda destacou a representatividade feminina que ainda é baixa na Academia. “Luto por um ambiente mais justo para as mulheres na ciência e em todos os lugares”. A ex-presidente da SBCS destacou ainda que o mérito de estar na ABC deve ser compartilhado com seus parceiros e parceiras nas ciências brasileira e internacional, bem como com as centenas de alunos e orientados que passaram pela vida dela e com os quais construiu sua carreira.
O departamento de solos da UFLA tem, agora, três membros na ABC: Fatima Moreira, José Oswaldo Siqueira e Luiz Roberto Guimarães Guilherme.
Saiba mais sobre a professora Fátima.