As comemorações do Dia Mundial dos Solos

A SBCS está convocando todos os pesquisadores e estudantes da ciência dos solo no Brasil à comemorar o Dia Mundial dos Solos, dia 5 de dezembro. Algumas instituições já atenderam a este chamado promovendo eventos  durante o mês de novembro.

Veja abaixo, algumas iniciativas que estão sendo promovidas. E a pergunta que não quer calar. E você? Está pensando em fazer o que?

Museu Luiz de Queiroz da USP promoveu a exposição “Sem solo, sem vida”.

A exposição, entre os dias 14 de setembro e 30 de outubro utiliza material do Programa Solo na Escola, acrescidos de monólitos de solo de Piracicaba.

Mobilização política

O Núcleo Paranaense de Ciência do Solo da SBCS deu um grande exemplo no esforço de mobilizar a sociedade em torno do Ano Internacional dos Solos. O diretor do Núcleo, professor Arnaldo Colozzi, participou, dia 9 de novembro, de uma audiência na Assembleia Legislativa do Paraná para falar aos deputados sobre a importância da conservação dos solos no Brasil.

UFLA promove Simpósio de Ciência do Solo com o tema “Funcionalidades e Uso Responsável dos Recursos do Solo”

O evento será promovido pelo Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS) juntamente o Departamento de Ciência do Solo e o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFLA – entre 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015.

Mês do Solo na UFRGS

Entre os dias 20 e 27 de novembro e 4 e 17 de dezembro, o Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo da UFRGS irá comemorar o Ano e o dia Internacional dos Solos como uma série de eventos como Dia de Campo, seminários, ciclos de debates e lançamentos de publicações. O evento também comemora os 50 anos do Programa de Pós-Graduação.

Dia de Campo na UFSM

No dia 2 de dezembro o Departamento de Solos da UFSM, em parceria com a FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) e a Emater, irão realizar um Dia de Campo para a comemoração do dia internacional de solo. O objetivo é demonstrar resultados de pesquisa na área de conservação do solo e da água e de estratégias de manejo adequado do solo. O evento será realizado na área experimental da FEPAGRO em Júlio de Castilhos, região central do Rio Grande do Sul.

Lages mobiliza imprensa  e autoridades para debater conservação do solo

O Departamento de Solos da UDESC – Universidade do Estado Santa Catarina – UDESC irá promover, dia 4 de dezembro,  uma manhã com mesa-redonda e debate sobre conservação do solo, com ênfase para o problema da erosão. O objetivo é mobilizar imprensa e autoridades na véspera do Dia Mundial dos Solos.

UFV promoverá programa de TV com debate sobre solos

Professores do Departamento de Solos da UFV irão participar, no dia 2 de dezembro, de um programa de entrevistas na TV local de Viçosa. Também estão previstas entrevistas nas rádios da cidade sobre a importância da conservação dos solos.

escutar-os-outros-com-atenção