Brasil vai liderar pilar de harmonização de indicadores para manejo de solos sustentáveis na ONU

A representante brasileira no Global Soil Partnership, Lúcia Helena Anjos (UFRRJ), está participando, esta semana, em Roma, do Painel Técnico Intergovernamental sobre Solos(ITPS). O Painel da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é composto por 27 especialistas em solos representando todas as regiões do mundo e tem como objetivo fornecer aconselhamento científico e técnico sobre os principais problemas do solo em todo o mundo.

Como o principal painel científico dos solos, os especialistas que compõem o ITPS se reúnem anualmente para avançar na reversão da degradação do solo e na promoção de solos saudáveis em todo o planeta.  O Global Soil Partnership o aborda cinco pilares de ação a serem implementados em colaboração com as parcerias regionais de solos.

Durante a reunião de outubro, a professora Lucia Helena foi eleita para presidir o Pilar 5 “Harmonização de métodos, medições e indicadores para o manejo sustentável e proteção dos recursos do solo”. Este pilar, fornece os mecanismos para desenvolver e intercambiar informações globalmente consistentes e comparáveis. Refere-se aos dados de observação e descrição de perfis do solo, dados analíticos laboratoriais e de campo e também produtos derivados, como mapas digitais, estimativas de propriedade do solo, e informações interpretadas com base em conjuntos de indicadores acordados e representativos.

Para a professora Lucia, a indicação do Brasil para coordenar este pilar representa um passo importante para valorização da importancia dos solos tropicais, para o reconhecimento de peculiaridades dos solos brasileiros e da relevância deles no panorama da produção agrícola mundial. “A colaboração de pesquisadores e técnicos brasileiros como ad hocs e no suporte com informações diversas será essencial para o sucesso nesta atuação do Brasil na FAO”. Lucia Anjos também será atuante nos pilares 1 e 4 ( “Soil Management” e “information and data)

Lúcia Anjos ( a quarta da esquerda para a direita na primeira fila), é a representante do Brasil no ITPS, indicada pela SBCS

Voltar