Cascavel sedia a IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo

 

Será realizada no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, a IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), no período de 20 a 22 de maio de 2015.

A IV RPCS é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná (SBCS – NEPAR) e realização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus de Palotina, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Campus de Medianeira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) – Toledo e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Polo Regional de Pesquisa de Santa Tereza do Oeste. O evento tem como patrocinador Master a Calpar, patrocinadores oficiais a Cooperativa Agrária, FAPPA e a Itaipu Binacional, além de outros patrocinadores, expositores e apoiadores.

Na sua 4ª edição, a RPCS tem como tema “Desafios da ciência do solo no contexto das diferentes agriculturas do Paraná”. O tema abordado tem implicação direta na eficiência dos sistemas agrícolas e a preservação dos solos paranaenses. Dentro de nossa programação, procuramos abordar as principais características da agricultura de nossa região, evidenciando o uso do solo com tecnologias que vão desde a aplicação das ferramentas de agricultura de precisão, alternativas para promover a qualidade do plantio direto, como a integração lavoura-pecuária, até a valorização agronômica dos resíduos gerados em nossas agroindustriais. Além disso, nesta edição da RPCS primamos pela diversidade de olhares sobre a ciência do solo e integramos a agronomia, a engenharia agrícola, a engenharia ambiental, a biologia e a geografia, numa pluralidade necessária para a melhor compreensão do complexo solo.

A qualidade das últimas três edições da RPCS, permitiu que nosso evento, apesar de primar pelo potencial regional, alcançasse abrangência nacional. Foram mais de 700 inscritos, vindos de todo o Brasil (AM, PA, RN, GO, BA, MG, RJ, MS, MT, SP, PR, SC, RS) e do exterior (Argentina, Paraguai e Uruguai). Foram recebidos para avaliação 402 resumos técnico-científicos, número recorde de participação, dos quais 308 serão publicados.  Além da expressiva contribuição em termos numéricos, é importante ressaltar que os trabalhos são originários de instituições que atuam em todas as macrorregiões do estado e do país, demonstrando a busca por soluções regionais para problemas locais.

Por fim, no ano em que celebramos o Ano Internacional do Solo, registramos nossa alegria em receber a RPCS e nossos agradecimentos a todos que não mediram esforços para que esta edição fosse mais um passo importante para a consolidação do NEPAR como entidade que promove e incrementa a aproximação e o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino e na divulgação do conhecimento para melhor utilização do solo e da água no Estado do Paraná.

Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa

Presidente da IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo

SOLOS_cartaz