O próximo Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) será realizado entre 30 de julho e 04 de agosto de 2023, em Florianópolis (SC), juntamente com o XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS). A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Diretor da SBCS, realizada dia 25 de junho e referendada pela Sociedade Latino-americana de Ciência do Solo (SLCS) em reunião realizada no dia 19 de julho de 2021. O evento será presidido pela pesquisadora da Epagri/Ciram, Elisângela Benedet da Silva.
Os CBCSs são realizados a cada dois anos, em anos ímpares, mas a pandemia inviabilizou o evento em 2021. Segundo Elisângela Benedet, a Comissão Organizadora esteve monitorando os riscos da realização do evento desde o início da pandemia. “Chegamos a pensar em um evento totalmente online ou híbrido, ainda em 2021 ou 2022, mas o cenário da pandemia não melhorou e achamos mais sensato adiar para 2023 e realizá-lo de forma presencial, o que também ajuda a viabilizar financeiramente o evento. Ainda assim, necessitamos acompanhar constantemente a evolução da pandemia no Brasil e na América Latina, mas estamos confiantes que poderemos realizar o evento totalmente presencial”, disse Elisângela, que também é presidente da SLCS.
O Congresso terá como tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”, e será realizado no Resort Costão do Santinho.
