Extensão rural é destaque no primeiro dia da FertBio 2014

Extensão rural é destaque no primeiro dia da FertBio 2014

A conferência de abertura da FertBio 2014 emocionou o público formado por mais 500 pessoas no auditório Minas Gerais, no Tauá Grande Hotel, em Araxá. Com seu conhecido jeito informal e bem humorado, o professor emérito da Universidade Federal de Lavras, Alfredo Scheid Lopes, falou sobre a valorização da agricultura como solução definitiva e questão de segurança alimentar. Mostrando dados da evolução agrícola nacional ele falou sobre os mitos que envolvem a agricultura, deturpam a visão que a imprensa e a sociedade têm da produção agrícola e impedem o crescimento do agronegócio no Brasil.

Insistindo que não é preciso estender as fronteiras agrícolas para a região amazônica, o professor Alfredo mostrou a necessidade de adoção de tecnologias eficientes para aumentar a produtividade das culturas, reduzir a degradação dos solos e garantir a segurança alimentar nos próximos anos.

Neste primeiro dia, a FertBio tem provocado debates sobre estratégias para uma eficiente disponibilização de tecnologias para o produtor e como levar o conhecimento científico e especializado até o produtor rural, sobretudo nas pequenas e médias propriedades rurais que têm imensa importância na produção de alimentos no Brasil.

Outro tema de destaque foi a importância da pesquisa na integração lavoura pecuária floresta no país.