Falecimento de Pedro Jorge Fasolo

A SBCS comunica, com pesar, o falecimento de Pedro Jorge Fasolo, ex-pesquisador da Embrapa. Natural de Três de Maio, RS ele nasceu em dezembro de 1941. Fez graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1965) e mestrado em “Degree In Soil Science pela Purdue University (1978)” .

Iniciou sua vida profissional em 1966 no “Departamento Nacional de Pesquisas Agropecuárias, DNPA”, em Curitiba. Trabalhou no Projeto RadamBrasil e foi pesquisador da Embrapa desde 1975, iniciando os seus trabalhos no Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), Regional Sul, em Curitiba, onde foi chefe por 13 anos. Depois o SNLCS se transformou na Embrapa Solos, onde publicou inúmeros trabalhos e produziu uma centena de mapas de solos para todo o País, inclusive produziu o importante “Mapa de Reconhecimento dos Solos do Paraná, escala 1:600.000”. Aposentou-se em 2002 pela Embrapa Florestas.

Fazia parte do Comitê Executivo Nacional para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e foi um dos mais importantes pedólogos que o País já teve. Atualmente, tinha uma empresa de consultoria em levantamento e classificação de solos para fins florestais e agronômicos, onde trabalhou até o dia anterior à sua internação no hospital aonde veio a falecer no dia 24 de novembro de 2012, vítima de câncer no fígado.

(fonte: Itamar Antonio Bognola pesquisador Embrapa Florestas)