Heitor Cantarella ganha prêmio de Pesquisador Sênior do IPNI Brasil

O pesquisador do IAC, Heitor Cantarella foi o agraciado com a Prêmio IPNI Brasil de Pesquisador Sênior durante cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, dia 19, na FertBio 2016,em Goiânia. A premiação foi entregue pelo diretor adjunto do International Plant Nutrition Institute (IPNI), Eros Francisco.

A premiação é concedida a cada dois anos pelo International Plant Nutrition Institute, em parceria com a SBCS, para destacar pesquisadores com relevante destaque científico no manejo responsável da nutrição das plantas.

O pesquisador Heitor Cantarella agradeceu a premiação destacando o trabalho de valorização da ciência do solo feita pelo IPNI e afirmou que divide a premiação com colegas do IAC, colaboradores e parceiros em suas pesquisas. “Tenho certeza que as parcerias sempre enriquecem e multiplicam resultados”, disse ele. Cantarella também disse sentir-se honrado em pertencer à SBCS. “Sou sócio da SBCS desde que me formei e sempre me empenhei em valorizar esta Sociedade que tanto faz pela divulgação da ciência do solo no Brasil”, disse.

Heitor Cantarella é graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), com mestrado em Agronomia – Iowa State University (1981) e doutorado em Agronomia – Iowa State University (1983). Atualmente é pesquisador cientifico VI do Instituto Agronômico de Campinas, revisor frequente de diversos periódicos nacionais e internacionais.

É membro da Coordenação do Programa de Bioenergia da Fapesp (BIOEN) que conta com mais de 100 projetos financiados nas diversas áreas de pesquisa em bioenergia. Tem projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos e Holanda. Coordena o Ensaio de Proficiência de Laboratórios de Análise de Solo de São Paulo do qual participam mais de 130 laboratórios públicos e privados. Como pesquisador atual principalmente em fertilidade do solo, adubação e nutrição de culturas, sobretudo nos temas: análise de solo, recomendações de adubação, eficiência de uso de fertilizantes, nitrogênio. Ultimamente tem se dedicado à nutrição de cana-de-açúcar e avaliação de impactos ambientais oriundos do uso de fertilizantes em culturas para a produção de bioenergia.

Cantarella