IBGE lança edição atualizada do Manual Técnico de Pedologia

Comemorando o Ano Internacional dos Solos, o IBGE disponibilizou a 3a edição do Manual Técnico de Pedologia em duas versões: uma mais completa, contendo todas as atividades e procedimentos necessários à execução de levantamentos de solos, e um Guia Prático de Campo, contendo informações específicas para os trabalhos de campo inerentes a esta atividade. A revisão e ampliação da publicação foi motivada, principalmente, pela reedição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, coordenada pela Embrapa em 2013.

Esta terceira edição do Manual técnico de pedologia discorre sobre os avanços verificados na ciência do solo no Brasil, em especial na área de Pedologia, incorporando atualizações de conceitos, critérios e normas, além de inovações presentes no atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos – SiBCS.

A publicação traz concisa abordagem das modificações e evoluções na área de gênese e classificação de solos em relação à edição anterior, divulgada em 2007, mediante enfoque de aspectos histórico, descritivo, conceitual e taxonômico. Apresenta parâmetros para a descrição e a classificação de solos; efetua uma sucinta caracterização dos vários tipos de levantamentos pedológicos; e descreve, em linguagem simples, os métodos de laboratório empregados para levantamentos de solos no Brasil adotados pela EMBRAPA Solos, destacando sua importância, conveniência de execução e limitações, entre outras abordagens.

A edição do Manual contempla ainda novos temas e alguns aspectos de técnicas e procedimentos úteis e pouco explorados em obras correlatas, com o intuito de estender ou melhorar a sua aplicabilidade. É enriquecida com um vasto número de ilustrações, algumas das quais extraídas ou adaptadas de obras consagradas ou gentilmente cedidas por pesquisadores externos, sendo a maioria delas produzida pelos pesquisadores do IBGE. Em relação à 2a edição, de 2007, foram incorporadas 171 novas ilustrações, totalizando 435 fotografias e figuras.

A publicação é acompanhada do Guia prático de campo, que constitui uma versão simplificada e compacta do presente Manual e destina-se exclusivamente a esse tipo de atividades, em particular aquelas relacionadas às descrições gerais e morfológicas de perfis de solos. O CD-ROM reproduz ambos os volumes impressos e oferece, adicionalmente, um programa para descrição de perfis de solos diretamente em meio digital, bem como um arquivo com uma relação de trabalhos de levantamentos de solos realizados no Brasil.

A publicação está à disposição para download gratuito e a versão impressa pode ser adquirida pela loja virtual do IBGE.