III Encontro Paulista de Ciência do Solo (III EPCiS) é realizado em Ilha Solteira

O III Encontro Paulista de Ciência do Solo (III EPCiS) foi realizado em Ilha Solteira/SP, nos dias 07, 08 e 09 de novembro. Com o tema “Solos e suas relações com sistemas de produção agropecuários” o evento contou com 365 participantes vindos de 12 estados do Brasil, sendo: 22% profissionais de diferentes áreas (professores, pesquisadores, extensionistas etc), 20% de pós-graduandos e 58% de graduandos.

Ao todo foram ministradas 14 palestras distribuídas em quatro mesas redondas, onde a discussão foi valorizada pelos palestrantes, moderadores e debatedores de diferentes instituições paulistas. Foram realizadas também três visitas técnicas em que foi apresentado o manejo do solo na integração lavoura-pecuária-floresta, no cultivo de espécies florestais e no setor sucroenergético. Com o auxílio do Engenheiros Sem Fronteiras – núcleo de Ilha Solteira e do professor Hélio Ricardo Silva, foi organizado o minicurso intitulado “Bioengenharia de solos em áreas degradadas e estabilização de taludes e encostas“, ministrado pelo professor Luiz Lucena.

Durante o evento foram apresentados 143 trabalhos científicos. Os resumos expandidos mais bem classificados foram convidados para publicar os resultados nos periódicos: Colloquium Agrariae, Revista Cultura Agronômica e Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas.

Nesta terceira edição, Tsai Siu Mui, professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo e o professor Salatiér Buzetti, da Faculdade de Engenharia da Unesp, foram homenageados como pesquisadores de destaque na área de Ciência do Solo no estado de São Paulo. Também foi entregue o prêmio “IPNI Scholar Award – 2018”, pelo Diretor do IPNI no Brasil, Luís Ignácio Prochnow.

O III EPCiS foi promovido pelo Núcleo Estadual São Paulo (NESP) da SBCS e organizado por profissionais de diversas instituições paulista (UNESP – Câmpus de Ilha Solteira, Tupã, Botucatu e Dracena, UNOESTE, APTA/IAC – Votuporanga, Andradina, Adamantina e Campinas), com o apoio do Grupo de Estudos em Nutrição, Adubação e Fertilidade do Solo (GENAFERT) e do Laboratório de Pedologia da Unesp de Ilha Solteira.

Os professores Thiago Assis Rodrigues Nogueira e Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solo da Faculdade de Engenharia da Unesp, Campus de Ilha Solteira, presidiram o III EPCiS. Estiveram presentes membros do NESP como os professores Rafael Otto, Estevão Vicari Mellis, Reges Heinrichs e Otávio Antonio de Camargo, além da professora Fatima Maria de Souza Moreira, atual presidente da SBCS.

O Diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira, professor Enes Furlani Junior comentou sobre o III EPCiS, realizado em Ilha Solteira. “O evento teve uma grande importância para a Unesp, para Ilha Solteira e para o Estado de São Paulo. As palestras proferidas e os trabalhos apresentados demonstraram o alto nível do evento, com a participação efetiva de docentes e discentes de cursos de graduação da Unesp e de outras instituições, além de profissionais da área agropecuária. O Campus da Unesp de Ilha Solteira teve a honra de participar da organização do evento e parabeniza toda comissão organizadora pelo excelente trabalho desenvolvido”.

O professor Thiago Assis Rodrigues Nogueira, vice-diretor do NESP, falou sobre os objetivos do evento. “Pretendíamos, com o III EPCiS, apresentar novos conhecimentos técnico-científicos, práticas, processos e transferência de tecnologia ligados à produção agrícola, voltada ao incremento da quantidade e qualidade dos alimentos, a produção de fibras e energia, a bioengenharia de solos em áreas degradadas, ao manejo adequado do solo nos diferentes sistemas de produção e à preservação do ambiente. Dessa forma, esperamos ter ampliado o entendimento dos participantes sobre os assuntos debatidos e estimulado a busca por novas estratégias para aumentar a produção de maneira racional, sustentável e com base em evidências”.

“Quando assumimos a organização desse evento, tivemos grande preocupação quanto as questões financeiras. Contudo fomos contemplados com apoiadores importantes como FAPESP, CNPq, IPNI Brasil, Barenbrug, Calcário Itaú, Cargill, Eldorado Brasil, Geoclean, Organosolví, Tecnal equipamentos científicos, laboratórios de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do DEFERS e pela Diretoria da Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de Ilha Solteira, aos quais manifestamos os nossos sinceros agradecimentos. O evento superou nossas expectativas” analisou o professor Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho.

Reges Heinrichs (UNESP/NESP), Marcelo Teixeira Filho (UNESP), Fatima Moreira (UFLA/SBCS), Tsai Mui (USP), Salatiér Buzetti (UNESP), Thiago Nogueira (UNESP/NESP), Estêvão Mellis (IAC) e Rafael Otto (USP)

 

Voltar