RBMCSA terá palestra de prêmio Nobel

Prêmio Nobel da Paz vai debater as consequências socioambientais do uso e ocupação do solo em um  dos eventos mais importantes da SBCS

O pesquisador Rattan Lal, um dos vencedores  do  Prêmio Nobel da Paz de 2007, como membro do Painel Intergovernamental de Mudança de Clima (Intergovernmental Panelon Climate Change -IPCC) fará palestra na XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que acontecerá de 20 a 24 de novembro em Foz do Iguaçu. A palestra, intitulada “A pressão econômica sobre o uso e ocupação do solo: consequências ambientais e sociais”, será proferida no dia 22 de novembro.

A presença de Rattan Lal, que tem cerca de 24 mil citações na Web of  Scienc, certamente, será um dos pontos fortes da XX RBMCSA, um dos eventos mais importantes da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), que traz o tema: O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”. Estão programados durante o evento conferências,  mesas redondas, sessões técnicas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos.

Lal é professor emérito de Ciência do Solo, desde 2011, pela The Ohio State University, e diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (Carbon Managament and Sequestration Center, C-MASC), na mesma universidade. No próximo dia primeiro de janeiro de 2017, ele toma posse como presidente eleito da International Union of Soil Science.

Rattran Lal trabalha com conservação de solo, manejo sustentável dos recursos naturais, sequestro de carbono, mudanças climáticas e segurança alimentar. Seu foco de pesquisa atual é na agricultura resistente às alterações climáticas, sequestro de carbono do solo, intensificação sustentável, melhoramento da eficiência do uso dos agroecossistemas e manejo sustentável dos solos dos trópicos.

diano naturalizado nos Estados Unidos, nasceu em Karyal, Punjab, região hoje pertencente ao Paquistão. Estudou Agronomia na Universidade de Punjab, em 1963. Fez mestrado em solo na Indian Agricultural Research Institute, em Nova Deli, 1965, e PhD pela The Ohio State University, em 1968. Supervisionou centenas de estudantes de PhD e de pós-doutorado, procedentes de mais de 40 países.

Rattan Lal é membro da Sociedade Americana de Agronomia (American Society of Agronomy, ASA) desde 1985, da Sociedade da América de Ciência do Solo (Soil Science Society of America, SSSA) desde 1986, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Third World Academy of Sciences, TWAS) dede 1992, da Associação Americana para o Avanço das Ciências (American Association For The Advancement of Science, AAAS) desde 1996, da Sociedade da Conservação do Solo e Água (Soiland Water Conservation Society, SWCS) desde 1997, da Academia Nacional de Ciências Agrícolas (National Academy of Agricultural Sciences, NAAS) desde 1998, entre tantas outras.

Até julho de 2016, em seu currículo contabilizam-se quase 2 mil publicações. Cerca de 800 artigos publicados nos mais prestigiosos periódicos do mundo, obtendo aproximadamente 24 mil citações na Web of Science.premio_nobel_paz