Livro publicado a partir da RBMCSA concorre ao Prêmio Jabuti de literatura brasileira

O livro “Agricultura Conservacionista no Brasil”, produzido a partir da Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água- RBMCSA) realizada em Teresina, em 2010, está entre as obras finalistas que concorrem ao Prêmio Jabuti 2015, o mais importante Prêmio Literário do Brasil.

O livro, com 27 capítulos escritos por pesquisadores de solos de todo o país, concorre na categoria “Ciências da Natureza e Meio Ambiente”.

Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro, recebeu 2.573 inscrições. Na primeira sessão pública, são selecionadas as 10 melhores obras em cada umas das 27 categorias. A segunda sessão define os três primeiros lugares de cada categoria. Além de valorizar escritores o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.

O livro “Agricultura Conservacionista no Brasil” foi publicado pela Embrapa e editado pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte,Luiz Fernando Carvalho Leite. Para ele, “a seleção da publicação em um prêmio de tamanha relevância realça a importância da Ciência do Solo em um cenário do avanço tecnológico da agricultura brasileira e do apelo à segurança alimentar em todo o mundo”.

As obras finalistas foram divulgadas no dia 26 de outubro. A apuração da segunda fase será no dia 19 de novembro e a cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada em 3 de dezembro, em São Paulo.

(Léa Medeiros)

Jabuti