A Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo (SPCS) aproveitou o Ano Internacional dos Solos – 2015 – para traduzir a publicação “Soils Challenge Badge ” da YUNGA e da FAO , destinada a professores e alunos de ensinos básico e médio. A SBCS solicita a todos os sócios que estimulem a divulgação do livro para escolas e comunidades.
A Coleção da YUNGA “À Conquista do Crachá” foi desenvolvida em colaboração com agências das Nações Unidas, sociedade civil e outras organizações e pretende fomentar a tomada de consciência, educar e motivar os jovens para que alterem o seu comportamento e se tornem agentes ativos de mudança nas suas comunidades locais. As publicações podem ser utilizadas pelos professores nas suas aulas, por dinamizadores e, principalmente, por grupos de Guias e Escoteiros.
O livro foi concebido para ser utilizado como auxiliar na educação de crianças e jovens sobre o papel crucial que os solos desempenham na vida do nosso planeta. A publicação orienta o desenvolvimento de um programa educativo adequado, atrativo e divertido para turmas ou grupos. Inclui informação de base sobre temas educativos relevantes, com o objetivo de ajudar os professores e dinamizadores a preparar as suas sessões e atividades de grupo, sem terem que pesquisar informação e inclui os seguintes tópicos: como se forma o solo; as diferentes camadas do solo; funções e usos do solo; fatores que prejudicam o solo em todo o mundo; que passos podemos dar para ajudar a conservar e a gerir os solos de modo sustentável
. A segunda parte da publicação contém o plano de atividades do “Solos – À Conquista do Crachá”, uma gama de atividades e ideias destinadas a estimular a aprendizagem e a motivar crianças e jovens. No final do plano de atividades é fornecida uma ficha de registo para auxiliar os participantes a controlar as atividades realizadas. A publicação também indica recursos adicionais, websites úteis e, ainda, um glossário com os termos chave.
O livro pode ser baixado no seguinte endereço: www.spcs.pt/index.php?/Ensino/