Núcleo Estadual Paraná fará a capacitação em solos para professores do Estado

Núcleo Estadual Paraná acaba de publicar uma versão simplificada do mapa de solos do Paraná e produzir uma cartilha sobre o tema para promover a capacitação de professores de 1º e 2º graus da rede pública de ensino do Estado. Os mapas e as cartilhas serão distribuídos para todas as escolas de primeiro e segundo grau da rede pública de ensino, colégios agrícolas e casas familiares rurais do Estado.

A versão simplificada foi feita a partir do Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Estado do Paraná (Iapar/Embrapa/Sudesul, 1981) A cartilha ajuda na interpretação do mapa.  As publicações, com tiragem inicial de 3.200 exemplares, foram patrocinadas pela Emater com recursos do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias.

A simplificação do mapa foi realizada por pesquisadores da Embrapa Floresta e por professores do Departamento de Solos da UFPR. A cartilha interpretativa do mapa foi elaborada pelos professores do Departamento de Solos da UFPR.

O propósito dessa iniciativa é fazer com que professores e alunos conheçam os solos do Paraná, seu potencial de uso, limitações e fragilidades, bem como os principais cuidados que deverão ser tomados para a preservação do solo e da água. “Esperamos demonstrar às futuras gerações a essencialidade desses recursos naturais e, assim, elevar o nível de preocupação da sociedade em preservá-los”, disse o Diretor do Núcleo Estadual Paraná da SBCS, Oromar João Bertol.

O NEPAR irá promover a capacitação dos professores via webconferência através do sistema da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e por meio de um curso presencial para os técnicos de todos os núcleos da SEED para que os professores possam fazer bom uso do material didático.

Clique nos links abaixo para visualizar o material.

Mapa Simplificado

Cartilha