Núcleo Paraná da SBCS capacita educadores


A convite da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), no último dia 6 de março foi apresentada uma webconferência para os técnicos pedagógicos de ciências e geografia dos 32 núcleos regionais da SEED no Estado.

Nesta atividade foram apresentados materiais como o “Mapa Simplificado de Solos do Paraná” e a cartilha “Conhecendo os Solos do Paraná”, que foram produzidos pelo Núcleo Estadual Paraná da SBCS e outros parceiros institucionais, e distribuídos a todas as escolas públicas estaduais de primeiro e segundo grau, casas familiares rurais e colégios agrícolas. A próxima etapa deste trabalho será um curso presencial que ocorrerá ainda em 2013 para estes técnicos pedagógicos.

Ainda para este ano está prevista a regionalização deste material didático, com novas cartilhas abordando os solos que ocorrem em cada região do Estado, e com a contribuição de profissionais da ciência do solo e da área educacional. A ação foi desenvolvida pela Seção Especializada de Educação em Solos do Núcleo Paraná da SBCS e está também inserida na estratégia de implementação do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, uma iniciativa do Governo do Paraná para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável no Estado, em face do recrudescimento da erosão hídrica na agricultura paranaense.

Para conhecer os materiais produzidos pelo Núcleo Paraná, clique em “Mapa simplificado de solos do Paraná”  e   “Conhecendo os Solos do Paraná”