Núcleo Regional Oeste promove II Reunião Oeste de Ciência do Solo

Cerca de 350 pessoas participaram entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Rio Verde, Goiás, da II Reunião Oeste de Ciência do Solo. O evento teve como tema “Desafios para a Ciência do Solo na fronteira agrícola brasileira” e foi promovido pelo Núcleo Regional Oeste (NRO) em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Federal do Mato Grosso. O púbico foi composto por 33 % de profissionais e 77 % de estudantes, o que segundo os organizadores, se justifica pela efetiva participação de alunos dos 5 campi do IF Goiano.

A Reunião contou com quatro palestras, quatro simpósios e uma visita técnica, além da apresentação de quase 200 trabalhos científicos em forma de pôsteres. Foram abordados temas associados à vulnerabilidade dos solos e serviços ambientais, sistemas conservacionistas de produção e economia de água em solos de cerrado. O evento também destacou temas relacionados com fertilizantes e condicionadores de solo, buscando o maior aproveitamento dos recursos naturais e de subprodutos agroindustriais. A integração lavoura-pecuária-floresta como prática de expansão da fronteira agrícola brasileira também foi objeto de discussão no evento.

A Diretoria Executiva da SBCS foi representada pelo Presidente Gonçalo Signorelli de Farias e pelo Secretário Geral, Reinaldo Bertola Cantarutti. Eles destacaram, com satisfação, o entusiasmo da Diretoria do Núcleo Regional Oeste em promover esta Reunião e o empenho no fortalecimento do Núcleo e, consequentemente da SBCS e da Ciência do Solo, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, que compõe o Núcleo Oeste.” A SBCS se sente engrandecida com a dedicação das administrações dos Núcleos Regionais e Estaduais e com a qualidade que a reuniões têm atingido, e esta não fugiu à regra”, disse o Secretário Geral. A próxima reunião do NRO será realizada em 2015.

Cerca de 350 pessoas participaram do evento