Núcleo Regional Sul promove X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo

Começou quarta-feira, dia 15,em Pelotas, a X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, numa promoção conjunta entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS. O evento é promovido pelo Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo que está representada no evento pelo seu presidente, Gonçalo Signorelli de Farias.

O tema da reunião nesta edição trata sobre fatos e mitos em Ciência do Solo. Segundo os organizadores, a escolha do tema do evento foi embasada na premissa de que o conhecimento mítico pode se constituir num dos entraves à produção sustentável. Entende-se por  mito aquele conhecimento que é apropriado por um grupo de pessoas e torna-se uma tradição ou verdade inquestionável. Como o conhecimento científico avança, parte destes mitos podem ser desfeitos e contribuir para o surgimento de um novo olhar, pautado na realidade científica. “O planejamento de uso da terra e o desenvolvimento de sistemas de manejo de solo mais adequados, ou mesmo de políticas públicas em apoio à agricultura serão levantados como centro de pauta nesta edição”, comentou a pesquisadora Walkyria Scivittaro.

O objetivo do evento é reunir profissionais, professores, pesquisadores e extensionistas e estudantes de instituições públicas e privadas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, para debater a respeito de fatos e mitos relacionados às diferentes áreas da Ciência do Solo e divulgar os trabalhos científicos neste setor.

O evento é promovido pelo Núcleo Regional Sul da SBCS

O evento será composto de apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e a assembleia geral. Nas conferências e painéis serão debatidos temas atuais como: o papel do NRS no estabelecimento de políticas públicas estaduais (código de uso do solo); interface pesquisa e extensão rural para difusão de práticas sustentáveis de manejo do solo; atuação e perfil do profissional da Ciência do Solo (na iniciativa privada, na pesquisa e no ensino) e fatos e mitos em diferentes áreas da Ciência do Solo.

Os interessados podem verificar a programação ao acessar http://www.sbcs-nrs.org.br/

Fonte: Embrapa Clima Temperado