Paulo Klinger recebe título de Doutor Honoris Causa na UFRB

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agronômo Paulo Klinger Tito Jacomine, que teve sua carreira dedicada à Ciência do Solo no Brasil. A honraria foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE) e pela Direção do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Paulo Klinger é considerado um dos profissionais da área que mais conhece solos no Brasil e tem uma grande atuação na Sociedade Brasileira de Ciência do Solo como palestrante, conselheiro e organizador de todas as viagens de correlação de solos promovidas pela SBCS desde 1959, exceto em 1965. É sócio honorário desde 1999. Em 2009, durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, ele foi condecorado com o Prêmio Antonio Carlos Moniz quando completava 50 anos dedicados à Ciência do Solo no Brasil

Ele é graduado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia (1957) e Professor Livre Docente (1974) na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (1958-1975) e à Embrapa (1975-1991).

Paulo Klinger iniciou sua carreira de pedólogo no Instituto Agronômico de Minas Gerais em 1958 quando participou de levantamentos de solos em vários estados brasileiros. Em 1963 foi para o nordeste para realização de levantamento de solos em Alagoas e Pernambuco, onde casou-se e permanece até então.

Depois de um curso de foto interpretação e pedologia na França, passou a coordenar na SUDENE, a equipe nordestina que realizou levantamentos de solos em todos os estados do Nordeste e norte de Minas Gerais. Entre 1966 e 1977 Paulo Klinger foi professor de Geologia do Solo na UFRPE, em Recife. Possui título de livre docência em Gênese, Morfologia e Classificação do Solo pela UFRPE e foi bolsista do CNPq. Em 1974 passou a trabalhar na Embrapa SNLCS onde permaneceu até se aposentar em 1990. Depois, passou a atuar como consultor em vários projetos de levantamento de solos no nordeste e sul do Brasil. Em 1994 voltou a UFRPE como professor visitante orientando alunos com seu vasto conhecimento em gênese, morfologia e classificação de solos.

Paulo Klinger é membro do Comitê Executivo para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solo, atualmente coordenado pela Embrapa Solos. Sua contribuição para a Ciência do Solo no Brasil é inestimável, tendo participado da equipe que elaborou o Mapa de Solos no Brasil, publicado em 1981. É um dos autores do livro Classes Gerais de Solos no Brasil, publicado pela Unesp, em 1992, e também do livro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, editado pela Embrapa, em 1999. Atuou em todo o território nacional e em diversos países latino-americanos em viagens de Correlação e Classificação de Solos.

Jacomine tem colaborado com a UFRB e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1996, a partir da Reunião Técnica sobre Solos Coesos dos Tabuleiros Costeiros, sob a coordenação do professor Joelito Rezende da UFRB. Colaborou na organização da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada em Ilhéus, Bahia, de 8 a 12 de dezembro de 2014, organizada conjuntamente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e UFRB. Em setembro de 2014, esteve na UFRB participando da banca examinadora da dissertação intitulada Classificação e caracterização de solos de áreas de lagoas intermitentes em Tabuleiros Costeiros do Recôncavo da Bahia.

O CONSUNI ainda irá definir a data da cerimônia de entrega do título.

Doutor Honoris Causa: a honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Paulo Jacomine será a segunda pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, Dona Dalva, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, foi a única personalidade a receber o título Doutora Honoris Causa pela intituição.paulo klinger