Paulo Klinger completa 80 anos

O professor da UFRPE e ex-pesquisador da Embrapa, Paulo Klinger Tito Jacomine completou 80 anos no dia 12 de outubro. Em 2009, durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Fortaleza, ele foi condecorado com o Prêmio Antonio Carlos Moniz da SBCS, quando completava 50 anos de dedicação à pedologia no Brasil. Por coincidência, 12 de outubro é também quando se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo. Em nome de toda a SBCS, a Diretoria Executiva  parabeniza o aniversariante desejando-lhe muita saúde, alegrias e ainda muito trabalho na pedologia brasileira.

       Paulo Klinger nasceuem São Fidelis, no Rio de Janeiro e, em 1957, formou-se em agronomia pela Escola Nacional de Agronomia, hoje UFRRJ. Em 1958 iniciou sua vida de pedólogo com o Curso de Treinamento organizado pela Comissão de Solos do CNEPA – Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica do Ministério da Agricultura. Ainda em 1958 iniciou-se nos levantamentos de solos participando do Levantamento de Reconhecimento de Solos da Zona do médio Jequitinhonhaem Minas Gerais. Apartir desta data e até hoje, não mais parou, passando a atuar na área do Reservatório de Furnas e transferindo-se depois para o Nordeste onde fixou residência, vestindo a camisa da região. Participou dos levantamentos exploratórios-reconhecimento de solos de todos os estados da região Nordeste, da elaboração do Mapa de Solos do Brasil e cooperou em quase todos os levantamentos de solos realizados no Brasil pela Divisão de Pedologia e Fertilidade do Solo/MA, EMBRAPA-Solos e projeto RADAM-Brasil. Participou da organização de dois “Workshops” Internacionais de Solos, de todas as viagens de correlação e dos Congressos Brasileiros de Ciência do Solo a partir de 1959, exceto o de 1965.

Segundo seu colega pernambucano e também uma das grandes referências em pedologia no Brasil, Mateus Rosas Ribeiro,  “Paulo Klinger é, sem dúvida, o pedólogo que mais conhece os solos do Brasil e o único do seu tempo que ainda se preocupa e continua a contribuir, de forma indispensável, para o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

Na semana do  seu aniversário,a SBCS recebeu uma série de e-mails de ex-alunos e colegas da pedologia sugerindo que esta notícia fosse publicada no site da SBCS.