Paulo Libardi recebe prêmio Antonio Carlos Moniz do Mérito em Ciência do Solo

31/07/2023

Aos 76 anos e prestes a completar 50 anos de vida profissional dedicada à ciência do solo, o professor Paulo Leonal Libardi recebeu, durante a cerimônia de abertura do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, dia 30 de julho de 2023, a medalha Antonio Carlos Moniz do Mérito em Ciência do Solo. A honraria é concedida a cada dois anos, durante a realização dos Congressos Brasileiros de Ciência do Solo, a um único profissional que tenha, ao longo de sua vida científica, contribuído extraordinariamente para o avanço da ciência ou da tecnologia na ciência do solo brasileira.
Professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Esalq/USP, Paulo Leonal Libardi construiu uma sólida carreira como pesquisador e orientador na área de Física do Solo, tornando-se referência internacional em Dinâmica de Água e Solutos do Solo. É dele um dos artigos que serviram referência para o avanço desta área, em 1980 e o livro “Dinâmica de Água no Solo”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2006.
Paulo Libardi tem mais de 180 artigos e cinco livros publicados, além de capítulos de outros livros de referência. Reconhecido pela sua generosidade e sensibilidade, orientou mais de 70 alunos na pós-graduação, formando pesquisadores que atuam em diversas instituições de pesquisa no país. Sempre divulgando a Física do Solo, ele se mantém ativo como professor e palestrante em eventos científicos.
A indicação do professor Libarbi a esta que é a maior honraria da SBCS foi feita pelo Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP e apoiada pelos Núcleos Regionais Nordeste, Leste, Amazônia Oriental, Centro-Oeste, Estadual São Paulo e diversas instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Todas as cartas de apoio ressaltam a importância dele à pesquisa e a formação de pesquisadores.
Na cerimônia, o professor Libardi agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível a indicação dele para tão importante distinção.