RBMCSA não acontecerá em 2014

Confira a mensagem enviada pela SBCS a todos os seus sócios no dia 14 de março.

 

Os eventos oficiais da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) se consolidaram ao longo dos 66 anos de história com uma precisa regularidade. Grande parte desse sucesso deve-se a dedicação espontânea e abnegada de colegas que se empenham na organização dos eventos.

Um exemplo disso é a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), evento já nascido em sua 9ª edição em 1992 em Jaboticabal-SP, ao consolidar dois eventos paralelos que até então vinham ocorrendo: o Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo e o Congresso Brasileiro de Conservação do Solo. Em 2012, em Lages-SC, atingiu-se a 20ª edição da RBMCSA. Paradoxalmente, naquele momento deparamo-nos com o primeiro risco de descontinuidade do evento diante da falta de uma manifestação espontânea para a organização da edição de 2014. Ainda em Lages foram infrutíferos os esforços da Presidência e Secretaria Geral da SBCS para motivar alguns grupos de sócios de diferentes regiões do Brasil. Durante o ano de 2013 esgotaram-se todas as tentativas na busca de uma sede para a XXI RBMCSA.

Diante do exposto, a Presidência e a Secretaria Executiva da SBCS comunicam a seus associados que em 2014 não ocorrerá a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Solo e da Água. Esperamos que desse sentimento de frustração brote a motivação para a retomada da RBMCSA em 2016.

 

Atenciosamente,

 

Presidência da SBCS

Secretaria Executiva da SBCS