Reunião Nordestina de Ciência do Solo homenageou o professor Ignácio Hernán Salcedo

O Núcleo Regional Nordeste da SBCS promoveu, de 12 a 15 de setembro, na Universidade Tiradentes, em Aracaju, a III Reunião Nordestina de Ciência do Solo (III RNCS). O evento teve como tema central a “Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste” e foi realizado em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e a Embrapa Solos – UEP Nordeste (Recife, PE).

A Reunião contou com mais de 250 participantes entre pesquisadores, professores e estudantes, além de 290 trabalhos inscritos. A abertura ocorreu na manhã do dia 12 e contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcelo Fernandes, do presidente do Núcleo Regional Nordeste da SBCS, Júlio Nóbrega, da coordenadora da UEP/Rio Largo, Walane Ivo, e do coordenador da UEP Solos, André Júlio Amaral.

A coordenadora da III RNCS, Walane Ivo, afirmou que “a Embrapa está trazendo para o Núcleo Regional Nordeste a formação de redes de pesquisa, fortalecendo toda a parte de sustentabilidade dos sistemas de produção do Nordeste e dos biomas naturais da região”.

posteres
Prêmio

O presidente do Núcleo Regional Nordeste da SBCS, Júlio Nóbrega, destacou a primeira edição do Prêmio Nordeste de Ciência do Solo, para homenagear o professor Ignácio Hernán Salcedo. “Estamos reconhecendo o trabalho de um pesquisador que vem dedicando toda sua vida ao ensino, pesquisa, extensão e o avanço da ciência do solo no Nordeste”, frisou Nóbrega.

Ignácio Hernán Salcedo é graduado em agronomia pela Universidad de Buenos Aires (1970), com mestrado (1973) e doutorado (1976) em Ciência do Solo pela Michigan State University, nos Estados Unidos e foi diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) entre 2011 e 2015.

(Fonte: Grupo Cultivar e Núcleo Nordeste de Ciência do Solo)

Homenagem