Revista Brasileira de Ciência do Solo tem novo site semelhante ao de grandes revistas científicas internacionais

A ciência do solo brasileira alcançará um novo patamar de visibilidade. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo acaba de lançar um site totalmente dedicado à Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS). O site tem estrutura e navegabilidade comparável aos das principais revistas científicas internacionais. “Ampliando o acesso mundial aos artigos publicados, a RBCS deverá ganhar ainda mais relevância e prestígio no cenário internacional da ciência do solo”, disse José Miguel Reichert, editor-chefe da RBCS.


A RBCS é a única revista científica brasileira dedicada exclusivamente à Ciência do Solo e é publicada pela SBCS desde 1977. Em 2015, a RBCS adotou o sistema de gerenciamento de manuscritos ScholarOne, o idioma inglês passou a ser obrigatório e a publicação passou a ser contínua. Estas mudanças já refletiram no índice de impacto JCR 2017 que foi de 0,799, um aumento de 31% em relação ao índice de 2016. O editor executivo da Revista, Reinaldo Bertola Cantarutti explica que, agora, o site dará ainda mais agilidade à publicação dos artigos. “Os indexadores como o Sciello demoram até 20 dias para lançar um artigo após finalizada a diagramação e marcação XML. No site, ele será publicado imediatamente após concluída esta etapa”. O novo site além de oferecer várias funcionalidades, facilita a leitura do artigo por partes, com visualização simultânea de tabelas, figuras e referências e ainda apresenta métricas atualizadas do impacto das publicações. Outra vantagem é a interface com redes sociais acadêmicas e ferramentas de gerenciamento de referências bibliográficas como a EndNote e Mendely.


Para acompanhar as tendências dos melhores periódicos científicos internacionais, a RBCS também passa exigir dos autores a produção de abstracts graphics e highlights para aumentar ainda mais a visibilidade dos artigos publicados na RBCS.

Visite o site da RBCS em:
www.rbcs.org.br

Voltar