SBCS lança catálogo de levantamento das teses, dissertações e monografias na área de educação em solos

A publicação faz parte da coleção “Coletâneas em Ciência do Solo” e é fruto das ações da Divisão IV (Solo, Ambiente e Sociedade) da SBCS para contribuir para a socialização da produção acadêmica em Educação em Solos no Brasil, em diferentes áreas do conhecimento. O livro reúne resumos de cinco teses de doutorado, 46 dissertações de mestrado, 19 monografias de especialização e 54 monografias de graduação, defendidas no período de 2004 a 2019. São apresentadas informações sobre o título da publicação acadêmica, autor(a), orientador(a), instituição, curso, data de defesa, link do trabalho completo, resumo e palavras-chave.

De acordo com os organizadores do livro, Marcelo Ricardo de Lima (UFPR), Fabiane Machado Vezzani (UFRGS), Valentim da Silva e Cristine Carole Muggler (UFV), “a Educação em Solos é uma área do conhecimento que vem ampliando e aprofundando suas concepções educacionais, a partir de processos dialógicos com outras áreas, principalmente a Ciência do Solo, Educação, Ensino, Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Biologia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Química e outras”. Ainda segundo os organizadores, “como toda área do conhecimento, o seu processo de construção é contínuo e requer uma interlocução aberta com o conjunto de publicações que comunicam as mais diversas pesquisas e estudos científicos na área, disponibilizados em um primeiro momento, de modo geral, na forma de teses, dissertações e monografias”.

A publicação pretende permitir o (re)conhecimento mútuo das produções acadêmicas de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação na Educação em Solos, inspirando, instigando e promovendo reflexões e diálogos acerca das práticas e processos em curso no país.

A partir deste livro, os organizadores esperam que o contato entre os pesquisadores da área possa ser potencializado, gerando interações entre os projetos de pesquisa, fortalecendo o conjunto de Educadores em Solos, além de estimular a aproximação de outros. O levantamento também possibilita a realização de análises diversas e, sobretudo, a constatação da complexidade e contínua ampliação da pesquisa em Educação em Solos.

O livro é destinado a todos os envolvidos e interessados na pesquisa em Educação em Solos, com especial ênfase a Universidades, Centros Universitários, Faculdades, Institutos Federais, instituições de pesquisa, entre outros, que tenham interesse ou envolvimento com a temática.

O livro está disponível para download gratuito no site da SBCS.