SBCS participa da Global Soil Week 2013

A

A ação dos participantes simboliza a preocupação com a impermeabilização dos solos pela expansão das cidades

 

SBCS participou, entre os dias 27 e 31 de outubro, da, em Berlim, Alemanha. Esta foi a segunda edição do evento que teve como objetivo estabelecer um amplo debate em torno da Governança do Solo em escala mundial e sua interação com a segurança hídrica, alimentar e energética.

A SBCS foi  representada pelo seu presidente, Gonçalo Signorelli de Farias e pela Diretora da Divisão II, Fátima de Souza Moreira. Segundo os organizadores, o evento contou com 450 participantes, oriundos de 71 países. Entre os brasileiros presentes também estavam a professora da UFV, Irene Cardoso, a Chefe da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça e o pesquisador do Iapar, Rafael Fuentes. A SBCS destaca que a participação do seu Presidente no evento não implicou em nenhum custo para a entidade.

O evento é promovido pelo Fórum Global de Solos, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade da Universidade de Potsdam, Alemanha, com o apoio da Comissão Europeia, Agência de Meio Ambiente e Ministério de Cooperação Internacional da Alemanha , Aliança Mundial de Solos e Programa Ambiental da ONU.

Toda a agenda do evento teve como tema central a expressão “Losing ground?”. O presidente da SBCS destaca o formato dado ao evento constituído por Sessões de Diálogo e Plenárias em quatro linhas (“Ciclos Materiais”; “Engenharia do Solo e Manejo Sustentável das Terras”; “Metas de Desenvolvimento Sustentável e Política Internacional de Solos” ; “Governança Responsável das Terras”). Todas elas, segundo Gonçalo Farias, foram altamente sinérgicas e abordadas sob três focos “Entender” , “Manejar”  e “Criar”.

O Presidente da SBCS também destaca participação especial do Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Aroldo Cedraz , que manifestou publicamente a intenção de de promover um evento no Brasil em 2014 sob o título “Governança do Solo”. Ele já  convidou a SBCS e a Embrapa Solos para cooperarem no planejamento deste evento. Certamente a participação da SBCS na Global Soil Week 2013 terá grande repercussão no Brasil. Cada vez mais estamos investindo na visibilidade da SBCS para que a sociedade brasileira valorize a importância dos solos no país”, disse o President

Grupo de Brasileiros mostrando um quadro com assinaturas de alguns participantes feitas com tinta à base de solo

 

Confira o Boletim sobre o evento

GSWsummaryReport