Simpósio Brasileiro de Educação em Solos é realizado no Paraná

A 9ª edição do Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (IX SBES) foi realizada entre dias 15 e 19 de maio, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Dois Vizinhos, Paraná. O evento congrega e aproxima estudantes, professores e pesquisadores que trabalham com educação em solos no Brasil e teve como tema “o diálogo entre a extensão e a educação básica no meio rural”.

O Simpósio Brasileiro de Educação em Solos é promovido pela Divisão 4 da SBCS (Solo Ambiente e Sociedade) e esta edição contou com o apoio do Núcleo Estadual Paraná, da SBCS. O evento foi presidido pela professora Elisandra Pocojeski, com apoio de demais professores do UTFPR. O IX SBES registrou a participação de cerca de 300 pessoas de todo o Brasil, 29 palestrantes e apresentação de trabalhos em pôsteres e sessões orais

O IX SBES foi aberto com uma palestra da professora Cristine Carole Muggler (UFV), uma das pioneiras na construção desse campo acadêmico no país. Durante o evento, ela foi homenageada pelos organizadores com seu nome batizando o Laboratório de Pedologia da instituição.

O segundo dia foi iniciado com as conferencias de Oromar José Bertol da Emater/PR e Marcelo Ricardo de Lima, do Projeto Solo na Escola da UFPR, um dos primeiros espaços de educação em solos do país. A tarde foi dedicada a mesas redondas acerca dos desafios e possibilidades da educação e extensão em solos no campo, com a participação de agricultores, extensionistas, estudantes e professores universitários.

No terceiro dia foram realizadas oficinas oferecidas por diversos espaços de educação em solos do Brasil. Os produtos destas oficinas foram apresentados e partilhados com estudantes da educação básica da região na mesma tarde.

No quarto dia reuniram-se os grupos de trabalho para discussão dos desafios e elaboração de proposições para encaminhamentos do encontro. Foi produzida a “Carta de Dois Vizinhos’, que será amplamente divulgada para chamar a atenção das questões em relação a sensibilização e conhecimento acerca da importância dos solos para a vida e o meio ambiente.

Partilha dos resultados das oficinas realizadas durante o evento com estudantes da educação básica da região de Dois Vizinhos.

Palestra de Marcelo Ricardo de Lima, do Projeto Solo na Escola da UFPR, um dos primeiros espaços de educação em solos do Brasil.

Oficinas oferecidas por diversos espaços de educação em solos do Brasil.

Homenagem a professora Cristine Mugler. À esquerda a presidente do evento, professora Elisandra Pocojeski (UTFPR)

Voltar