Simpósio de Educação em Solos debate a educação em solos no meio urbano

A SBCS promoveu, entre os dias 7 e 10 de setembro, na USP, o VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES). O evento, organizado pelo Departamento de Geografia da USP e presidido pela professora Déborah de Oliveira, reuniu estudantes e pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior que investigam e desenvolvem trabalhos na área de ensino e pesquisa de Solos.  A realização do Simpósio reforça a importância do ensino do solo e de uma visão pedagógica para o trabalho de uso e conservação do solo de formas sustentáveis.

O Simpósio teve como tema principal “A educação em solos no meio urbano e a popularização da Ciência do Solo”. As palestras, oficinas e grupos de trabalho buscaram estimular a articulação e a troca de ideias, informações, experiências e conhecimentos entre os participantes do simpósio, formado por pedagogos, geógrafos, agrônomos, biólogos, geólogos e químicos, professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais das demais áreas voltadas para a temática do simpósio.

Segundo a presidente do evento, a realização do Simpósio em uma grande cidade como São Paulo foi uma oportunidade para divulgação das pesquisas e ações relacionadas à educação sobre o uso e conservação dos solos desenvolvidas a partir da realidade do meio urbano.

O próximo SBES, em 2018, será realizado em Dois Vizinhos, no Paraná, em 2018. Em 2020 o evento será realizado em  Petrolina, Pernambuco.

 

Prêmio Inovação em Educação em Solos

Durante o evento, os organizadores concederam o prêmio Inovação em Educação em Solos para diversas categorias: Confira os vencedores:

Categoria Apresentação Oral:
Lygia de Oliveira Lopes  com o trabalho: Dialogando sobre solos no rádio: interações com o agricultor.
Nicole Geraldine de Paula Marques Witt  com o trabalho: O solo e o ambiente como sujeito do processo formativo.

Categoria Painel:
Jerusa Schneider  com o trabalho: Ensino-aprendizagem sobre conservação do solo e da água: uma experiência no programa PIBIC- ensino médio da UNICAMP.

Categoria Artes:
Grupo Teatrinho do Solo, coordenado pela Professora Adriana de Fátima Meira Vital (UFCG)

Simposio de Ensino