O TCU -Tribunal de Contas da União, considerando sua missão institucional de contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade abraçou a causa da conservação dos solos brasileiros. Aproveitando a comemoração do Ano Mundial dos Solos, em 2015, o TCU irá promover, de 25 a 27 de março, uma conferência sobre Governança dos Solos, em Brasília. O evento abordará questões dos solos e suas interfaces, tendo como norte o aperfeiçoamento dos mecanismos de governança para tratar deste tema complexo e multifacetado.
A conferência será realizada em parceria com a FAO, SBCS, Agência Nacional de Águas, Ministério do Meio Ambiente, Itaipu Binacional e o Institute for Advanced Sustainability e será estruturada em quatro eixos temáticos:
- Conhecimento dos solos e institucionalidade;
- Vulnerabilidade dos solo frente às mudanças climáticas, à desertificação e aos eventos extremos;
- Sustentabilidade da produção agropecuária, segurança alimentar e serviços ambientais;
- Governança territorial e solos.
A programação será composta de sessões paralelas de discussão de temas específicos, dentro de cada eixo temático, e de palestras realizadas por autoridades de expressão nacional e internacional sobre temas relacionados aos solos.
Mais informações a respeito do evento podem ser obtidas pelo e-mail:governancasolos2015@tcu.gov.br