V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo e II Simpósio de Nutrição de Plantas reúnem 800 pessoas em Goiânia

O Núcleo Centro-Oeste da SBCS promoveu, entre os dias 01 a 04 de maio, a V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (RCOCS)e o II Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado (II SNPC). O evento integrado foi organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa, e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Durante a abertura, o professor Edward Madureira Brasil, reitor da UFG, destacou a importância do evento para o crescimento da agricultura no Cerrado, destacando ainda a consolidação da reunião como um dos eventos regionais mais importantes para a região.

Na programação foram apresentadas diversas palestras onde foram debatidos diversos “gargalos” existentes relacionados ao manejo do solo e a nutrição das principais culturas do Cerrado, dando ênfase ao manejo sustentável dos solos na região. O evento contou com 800 participantes, entre os quais técnicos, consultores e pesquisadores, oriundos não só do Centro-Oeste, mas também de regiões como Oeste da Bahia, Tocantins, Pará, Rondônia, Oeste Paulista e Triangulo Mineiro.

Entre os destaques do evento, a pesquisadora da Universidad Politécnica de Madrid, Victoria Fernández, apresentou uma palestra sobre adubação foliar, onde foram apresentadas novas tecnologias e os mais recentes resultados de pesquisa nesse campo realizados na Europa. Outros temas de destaque que foram abordados nas palestras foram a eficiência de uso de nutrientes, adubação de sistemas agrícolas, qualidade do solo, integração lavoura-pecuária, recuperação de pastagens, adubação mineral e orgânica, novas técnicas de avaliação do estado nutricional das culturas e demais boas práticas relacionadas ao manejo do solo para as principais culturas do Cerrado”, conforme explicaram Robélio Marchão e Rilner Flores, presidentes da V RCOCS e II SNPC, respectivamente.

Os 251 trabalhos técnico-científicos que foram apresentados no evento na forma de resumos que contemplaram os mais diversos conteúdos relacionados à ciência do solo, tais como, fertilidade e nutrição mineral de plantas; biologia, física, mineralogia e química do solo; gênese, morfologia e classificação do solo; manejo e conservação do solo e da água; corretivos e fertilizantes; planejamento do uso da terra e recuperação de áreas degradadas.

Durante a reunião, também foi realizada uma assembleia geral do núcleo, onde foi aprovado estatuto do NRCO, bem como os encaminhamentos para a regularização do núcleo junto ao cadastro nacional de pessoa jurídica, etapas que, segundo o atual diretor do NRCO, Robélio Marchão, serão fundamentais para a independência administrativa e financeira do núcleo, o que facilitará o trabalho das futuras diretorias.

Outro momento de destaque do evento foi o encerramento, quando os participantes tiveram oportunidade de conhecer os trabalhos de pesquisa sobre sistemas agrícolas durante a tarde de campo realizada na Embrapa Arroz e Feijão no dia 04, onde foram apresentados, em quatro estações, resultados de pesquisas da Embrapa sobre os temas abordados naspalestras do evento.

Próximos eventos: Durante a V RCOCS também foram realizadas as primeiras reuniões de articulação sobre os próximos eventos que apoiados pelo NRCO, com destaque para a o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que será organizado pela UFMT na cidade de Cuiabá, entre os dias 21 a 26 de julho de 2019, bem como a VI RCOCS, que será realizada em 2020 pelo Instituto Federal de Mato Grosso na cidade de Sorriso-MT.

Também foram dados os encaminhamentos para articulação com a participação do NRCO na próxima Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC) e o III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), que estão previstos para ocorrer na região Centro-Oeste nos próximos anos.

Abertura do evento

Voltar