XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

A XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo (XI RSBCS) foi realizada entre os 31 de agosto a 2 de setembro de 2016, marcando 20 anos de realização das reuniões do Núcleo Regional Sul (NRS). A reunião foi realizada na cidade de Frederico Westphalen-RS e organizada com a participação da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, situadas no município de Frederico Westphalen.

O tema “Qualidade do Solo & Ambiente de Produção remeteu a reflexão sobre o ambiente de produção: será que todo o conhecimento gerado nas instituições de ensino e de pesquisa está sendo aplicado na busca pela qualidade do solo? Será que o ambiente de produção é sustentável?

Estes e outros questionamentos propostos pela Comissão Organizadora foram discutidos durante todo o evento que contou com 426 participantes.  Destes, 32 % eram estudantes de graduação e 25 % de pós-graduação, indicando uma grande participação de jovens pesquisadores. Foram selecionados 216 trabalhos científicos, apresentados na forma de pôsteres e que se encontram nos anais do evento.

No total foram proferidas oito palestras relacionadas ao tema do evento, com destaque para a conferência de abertura feita pela presidente da SBCS. Na palestra, Fatima Maria de Souza Moreira apresentou os indicadores de qualidade dos solos nos ambientes de produção. Os organizadores também destacam a palestra na qual o professor João Kaminski relatou a trajetória da Ciência do Solo no sul do Brasil, promovendo, assim, um resgate desta importante história da ciência do solo.

Mais de 95 % dos participantes do XI RSBCS avaliaram o evento a organização a organização do evento como bom e ótimo.  A Comissão Organizadora reconhece que este sucesso somente foi possível pelo esforço em conjunto das três instituições de ensino envolvidas, do tema abortado para as palestras, da qualidade dos palestrantes, da infraestrutura disponibilizada e de toda equipe de apoio que ajudaram antes e durante o evento.

Homenagens

Durante o jantar de confraternização, oferecido a todos os participantes, o Núcleo Regional Sul homenageou dois professores e pesquisadores que se destacaram em sua trajetória profissional em contribuição à Ciência do Solo. Foram homenageados os professores João Kaminski e Paulo Roberto Ernani.

Segundo os organizadores do evento, a homenagem representa o profundo reconhecimento daqueles que convivem ou que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver e de aprender com os ensinamentos dos homenageados. A homenagem é também o resultado da relevância das contribuições dos professores à inovação do conhecimento científico nos contextos regional, nacional e internacional e da importância da trajetória deles no ensino acadêmico.

O evento também prestou uma homenagem póstuma ao técnico de laboratório Luiz Francisco Alves Finamor (1947-2015). O profissional foi referência na dedicação ao trabalho nos laboratórios de solos da UFGRS e da UFSM.