Folder da Exposição de Solos do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, autor: Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef.
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Esta experiência é destinada a alunos à partir da quinta série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar alguns tipos de erosão (eólica e hídrica); Discutir os fatores que causam a erosão; Discutir os efeitos da erosão do solo; Discutir algumas práticas de controle e combate da erosão e sua importância para as atividades agrosilvipastoris.
Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental,e tem por objetivos: Demonstrar a capacidade de infiltração e retenção da água em diferentes tipos de solo; Demonstrar a importância da matéria orgânica na retenção da água
Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar a existência de poros no solo; Demonstrar a infiltração da água no solo ocupando seu espaço poroso; Demonstrar a existência de ar no solo.
Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivo comparar diferentes tipos de solo, para identificar suas características comuns: presença de água, areia, argila que variam em proporção na constituição de cada solo.
Esta experiência é destinada a alunos à partir da primeira série do ensino fundamental e tem por objetivos: Discutir o que é consistência do solo (dureza, friabilidade, pegajosidade, plasticidade); Demonstrar que diferentes solos apresentam diferentes consistências
Esta experiência é destinada para alunos à partir da quinta série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Esta experiência tem por objetivos: a) Apresentar e fixar os conceitos de atividade microbiana e respiração do solo.; b) Avaliar de forma qualitativa a atividade microbiana do solo através da respiração; c) Ressaltar a importância dos conceitos de atividade biológica e respiração de um solo e ressaltar a importância destes conhecimentos, para o manejo adequado dos solos.
Esta experiência é destinada para alunos à partir da primeira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar que o solo apresenta diferentes cores; Discutir com os alunos a origem destas diferentes cores.
Esta experiência é destinada a alunos à partir da quinta série do ensino fundamental e tem por objetivos: Determinar o pH do solo em diferentes amostras; Observar pH ácidos, básicos e neutro; Discutir a importância do conhecimento do pH do solo para as práticas agrosilvipastoris, bem como a sua correção (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio).
Este experimento é destinado a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar os efeitos tóxicos em plantas na presença de salinidade; Demonstrar o efeito do potencial osmótico da água na absorção desta pelas plantas (ensino médio); Discutir as regiões fitogeográficas do Brasil que apresentam salinidade no solo (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio); Discutir a existência de plantas adaptadas às condições salinas do solo (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio).