Materiais Didáticos



Experimentoteca de solos – erosão eólica e hídrica do solo

Esta experiência é destinada a alunos à partir da quinta série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar alguns tipos de erosão (eólica e hídrica); Discutir os fatores que causam a erosão; Discutir os efeitos da erosão do solo; Discutir algumas práticas de controle e combate da erosão e sua importância para as atividades agrosilvipastoris.

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – retenção da água pelo solo

Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental,e tem por objetivos: Demonstrar a capacidade de infiltração e retenção da água em diferentes tipos de solo; Demonstrar a importância da matéria orgânica na retenção da água

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – porosidade do solo

Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar a existência de poros no solo; Demonstrar a infiltração da água no solo ocupando seu espaço poroso; Demonstrar a existência de ar no solo.

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – composição do solo e suas texturas

Esta experiência é destinada a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivo comparar diferentes tipos de solo, para identificar suas características comuns: presença de água, areia, argila que variam em proporção na constituição de cada solo.

Autor: Priscilla Macanhão e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – consistência do solo

Esta experiência é destinada a alunos à partir da primeira série do ensino fundamental e tem por objetivos: Discutir o que é consistência do solo (dureza, friabilidade, pegajosidade, plasticidade); Demonstrar que diferentes solos apresentam diferentes consistências

Autor: Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – atividade microbiana no solo – respiração

Esta experiência é destinada para alunos à partir da quinta série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Esta experiência tem por objetivos: a) Apresentar e fixar os conceitos de atividade microbiana e respiração do solo.; b) Avaliar de forma qualitativa a atividade microbiana do solo através da respiração; c) Ressaltar a importância dos conceitos de atividade biológica e respiração de um solo e ressaltar a importância destes conhecimentos, para o manejo adequado dos solos.

Autor: Jair Alves Dionísio
Contato: jair@ufpr.br

Experimentoteca de solos – Coleção de cores de solos (colorteca)

Esta experiência é destinada para alunos à partir da primeira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar que o solo apresenta diferentes cores; Discutir com os alunos a origem destas diferentes cores.

Autor: Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solo – pH do solo

Esta experiência é destinada a alunos à partir da quinta série do ensino fundamental e tem por objetivos: Determinar o pH do solo em diferentes amostras; Observar pH ácidos, básicos e neutro; Discutir a importância do conhecimento do pH do solo para as práticas agrosilvipastoris, bem como a sua correção (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio).

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Experimentoteca de solos – salinidade do solo

Este experimento é destinado a alunos à partir da terceira série do ensino fundamental, e tem por objetivos: Demonstrar os efeitos tóxicos em plantas na presença de salinidade; Demonstrar o efeito do potencial osmótico da água na absorção desta pelas plantas (ensino médio); Discutir as regiões fitogeográficas do Brasil que apresentam salinidade no solo (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio); Discutir a existência de plantas adaptadas às condições salinas do solo (quarto ciclo do ensino fundamental e ensino médio).

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br

Erosão eólica e hídrica do solo

Esta experiência tem por objetivos: Demonstrar alguns tipos de erosão (eólica e hídrica); Discutir os fatores que causam a erosão; Discutir os efeitos da erosão do solo; Discutir algumas práticas de controle e combate da erosão e sua importância para as atividades agrosilvipastoris. O público alvo são alunos à partir da quinta série do ensino fundamental.

Autor: Maria Harumi Yoshioka e Marcelo Ricardo de Lima
Contato: solonaescola@ufpr.br