REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS
A RCC é um evento técnico-científico promovido pela SBCS com apoio de várias instituições e vinculado ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Normalmente, o evento é realizado com a participação de profissionais que atuam em instituições de pesquisa, ensino superior e serviços técnicos na área de Ciência do Solo ou correlatas, notadamente aqueles ligados às comissões especializadas de Gênese e Morfologia, Levantamento e Classificação e Pedometria.
O principal objetivo do evento é a validação e aprimoramento do SiBCS por meio de correlações in situ entre ocorrências no território brasileiro das classes de solos e suas características geoambientais, suas vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola. Neste sentido, a RCC distingue-se dos demais eventos de Ciência do Solo por ser conduzida ao longo de um roteiro de viagem à campo, estabelecido em função de características ambientais consideradas de interesse para aquele objetivo. O nome destas reuniões variou ao longo do tempo, mas se estabeleceu firmemente nas edições mais recentes como RCC – Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos. Da mesma forma, variou ao longo do tempo a identificação de entidades realizadoras/organizadoras/promotoras, tendo a SBCS assumido o caráter oficial de Promotora desde a 10ª edição, em 2012, no Pantanal.
Desde a realização da primeira RCC, em 1978, este evento tem se constituído um mecanismo indutor de grandes e importantes avanços no sistema de classificação, consubstanciados em ajustes e aprimoramento de critérios, definição e testes de conceitos e procedimentos, inclusive no que tange a metodologias de laboratório.Além disso, constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também aos profissionais que atuam em outras regiões um contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre manejo e conservação dos solos.
A XIV Reunião de Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC) será realizada em 2022
Promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO), a XIV RCC será realizada nos estados de Goiás e Tocantins. A organização e a coordenação do evento são da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), em parceria com a Embrapa Solos (RJ).
Além dessas instituições, o evento conta com a colaboração dos seguintes parceiros: Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Os locais de observação foram selecionados por apresentar solos cuja classificação atual merece maior discussão quanto aos critérios vigentes, tanto do ponto de vista taxonômico quanto da sua aptidão agrícola.
A previsão é que a RCC seja realizada entre 8 e 15 de outubro, data ainda a ser confirmada.
Para inscrições e mais informações acesse este link.
Para ver o roteiro de viagem acesse esse link.
Confira, abaixo, um breve resumo das últimas RCCs promovidas pela SBCS
IX REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS
Data: De 12 a 17 de setembro de 2010
Local: Estado do Acre
Realização: Embrapa Acre / Embrapa Solo
Destaques: Com 71 participantes, esta RCC percorreu trajetos pouco usuais ao longo dos trechos em construção da BR-364 até próximo à fronteira com o Peru no vale do Rio Juruá, com a observação e discussão de 13 perfis de solo.
X REUNIÃO DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS
Data: De 3 a 11 de novembro de 2012
Local: Trechos dos biomas Pantanal e do Cerrado no Estado do Mato Grosso do Sul
Realização: Embrapa e UFRPe
Destaques: Estiveram presentes 63 profissionais da Pedologia, que percorreram trechos difíceis do Pantanal e parte do Cerrado estudando e discutindo cerca de 18 perfis de solo.
XI REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS
Data: De 14 a 20 de março de 2015
Local: Estado de Roraima
Organização: UFRR, Embrapa, IBGE, UFV
Mais detalhes sobre a história da RCC no e-book: SBCS: um olhar sobre sua história
Destaques: Esta RCC teve a participação de 85 profissionais da pedologia e percorreu cerca de 1500 km em diversas unidades de solo com estudos e discussões de 16 perfis.
RCC 2017/2018
A SBCS realizou, entre os dias 9 e 16 de setembro de 2017, em Rondônia, a XII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC). O evento foi organizado pelo Núcleo Regional Noroeste da SBCS e organizado pela Embrapa Rondônia, Embrapa Solos, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Geológico do Brasil, com suporte do Instituto Federal de Educação (IFRO). A coordenação geral foi do pesquisador Paulo Guilherme Wadt (Embrapa Rondônia) com apoio de José Francisco Lumbreras (Embrapa Solos), Lúcia Helena Cunha dos Anjos (UFRRJ) e Francisco de Assis Correa Silva (Embrapa Rondônia)
A XII RCC foi dividida em duas excursões para permitir maior número de participantes e dar oportunidade para que interessados de várias instituições de possam conhecer melhor a realidade do ambiente de produção agrícola e os solos de Rondônia.
A primeira viagem contou com um total de 84 participantes. Destes, 74 são sócios da SBCS. Entre os participantes, 78 se inscreveram como profissionais e seis como estudantes.
Na primeira excursão, foram visitados um perfil de solo no município de Canutama, no Estado do Amazonas, e 13 perfis em Rondônia, distribuídos entre os municípios de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.
Segundo os coordenadores, os participantes da RCC tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes e avaliar solos pouco estudados na Amazônia como um perfil com alto teor de matéria orgânica, mas sem a expressão de cargas trocáveis (CTC nula), um Latossolo caulinítico com caráter ácrico e outro em que se discutiu o caráter sômbrico; além de perfil com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) ainda pouco estudado no estado de Rondônia.
Os organizadores deram aos participantes um Guia de Campo com informações sobre a caracterização dos solos a serem visitados, além da história, geodiversidade e cobertura florestal de Rondônia. Também foram disponibilizados capítulos adicionais sobre as pesquisas realizadas com esses solos (pesquisas Coligadas), para suporte a discussão durante o evento.
A segunda excursão aconteceu entre os dias 1 e 8 de agosto de 2018, abrindo o Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS).

XIII RCC: Maranhão, 2019
A SBCS agradece e parabeniza a todo(a)s nas pessoas dos professores Marlen Barros e Silva (UEMA) e Marcelino Silva Farias Filho (UFMA) e do pesquisador José Francisco Lumbreras (Embrapa Solos) pelo sucesso da XIII RCC-Maranhão. O evento foi realizado no período de 19 a 26 de outubro, sob a coordenação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e vice coordenação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Embrapa, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da colaboração de várias instituições de ensino e pesquisa do país. Foto: Sérgio Shimizu

Desde a realização da primeira RCC, em 1978, esse evento tem se constituído um mecanismo indutor de grandes e importantes avanços no sistema de classificação, consubstanciados em ajustes e aprimoramento de critérios, definição e testes de conceitos e procedimentos, inclusive no que tange a metodologias de laboratório.
Além disso, constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também aos profissionais que atuam em outras regiões um contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre manejo e conservação dos solos.
O evento apresenta assim grande relevância técnico-científica, de vital importância para a validação e desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, ao longo de um processo contínuo de aprimoramento.
A X Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC) foi realizada no estado do Mato Grosso do Sul, entre os dias 3 e 11 de novembro de 2012, abrangendo uma região de fortes contrastes ambientais, desde áreas de sedimentos recentes do Pantanal Matogrossense e as terras não inundáveis da superfície rebaixada adjacente, ao domínio dos cerrados nas áreas sob intensa exploração agrícola e pecuária do planalto de Campo Grande.O evento foi realizado pela Embrapa em conjunto com instituições de pesquisa e ensino superior com atuação na área de ciência agrárias do país e reuniu mais de 60 profissionais da ciência do solo.