RCC – Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos

Reunião Brasileira de Classificação  e Correlação de Solos

Pesquisadores em um perfil de solos durante a RCC realizada na Amazônia

REUNIÃO  BRASILEIRA DE  CLASSIFICAÇÃO E  CORRELAÇÃO  DE  SOLOS  (RCC)

A RCC é um evento técnico-científico promovido pela SBCS com apoio de várias instituições e vinculado ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Normalmente, o evento é realizado com a participação de profissionais que atuam em instituições de pesquisa, ensino superior e serviços técnicos na área de Ciência do Solo ou correlatas, notadamente aqueles ligados às comissões especializadas de Gênese e Morfologia, Levantamento e Classificação e Pedometria.

O principal objetivo do evento é a validação e aprimoramento do SiBCS por meio de correlações in situ entre ocorrências no território brasileiro das classes de solos e suas características geoambientais, suas vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola. Neste sentido, a RCC distingue-se dos demais eventos de Ciência do Solo por ser conduzida ao longo de um roteiro de viagem à campo, estabelecido em função de características ambientais consideradas de interesse para aquele objetivo. O nome destas reuniões variou ao longo do tempo, mas se estabeleceu firmemente nas edições mais recentes como RCC – Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos. Da mesma forma, variou ao longo do tempo a identificação de entidades realizadoras/organizadoras/promotoras, tendo a SBCS assumido o caráter oficial de Promotora desde a 10ª edição, em 2012, no Pantanal.

Desde a realização da primeira RCC, em 1978, este evento tem se constituído um mecanismo indutor de grandes e importantes avanços no sistema de classificação, consubstanciados em ajustes e aprimoramento de critérios, definição e testes de conceitos e procedimentos, inclusive no que tange a metodologias de laboratório.Além disso, constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também aos profissionais que atuam em outras regiões um contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre manejo e conservação dos solos.

Mais detalhes sobre a história da RCC no e-book:  SBCS: um olhar sobre sua história

Confira, abaixo, um breve resumo das últimas RCCs promovidas pela SBCS

IX REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS

Data: De 12 a 17 de setembro de 2010

Local: Estado do Acre

Realização: Embrapa Acre / Embrapa Solo

Destaques: Com 71 participantes, esta RCC percorreu trajetos pouco usuais ao longo dos trechos em construção da BR-364 até próximo à fronteira com o Peru no vale do Rio Juruá, com a observação e discussão de 13 perfis de solo.

X   REUNIÃO DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO  DE  SOLOS 

Data: De 3 a 11 de novembro de 2012

Local: Trechos dos biomas Pantanal e do Cerrado no Estado do Mato Grosso do Sul

Realização: Embrapa e UFRPe

Destaques: Estiveram presentes 63 profissionais da Pedologia, que percorreram trechos difíceis do Pantanal e parte do Cerrado estudando e discutindo cerca de 18 perfis de solo.

XI REUNIÃO BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS

Data: De 14 a 20 de março de 2015

Local: Estado de Roraima

Organização: UFRR, Embrapa, IBGE, UFV

Destaques: Esta RCC teve a participação de 85 profissionais da pedologia e percorreu cerca de 1500 km em diversas unidades de solo com estudos e discussões de 16 perfis.

Participantes da RCC realizada em Roraima, em 2015

Participantes da RCC realizada em Roraima, em 2015

RCC 2017/2018

 

A SBCS realizou, entre os dias 9 e 16 de setembro de 2017, em Rondônia, a XII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC). O evento foi organizado pelo Núcleo Regional Noroeste da SBCS e organizado pela Embrapa Rondônia, Embrapa Solos, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Geológico do Brasil, com suporte do Instituto Federal de Educação (IFRO). A coordenação geral foi do pesquisador Paulo Guilherme Wadt (Embrapa Rondônia) com apoio de José Francisco Lumbreras (Embrapa Solos), Lúcia Helena Cunha dos Anjos (UFRRJ) e Francisco de Assis Correa Silva (Embrapa Rondônia)

A XII RCC foi dividida em duas excursões para permitir maior número de participantes e dar oportunidade para que interessados de várias instituições de possam conhecer melhor a realidade do ambiente de produção agrícola e os solos de Rondônia.

Esta primeira viagem contou com um total de 84 participantes. Destes, 74 são sócios da SBCS. Entre os participantes, 78 se inscreveram como profissionais e seis como estudantes.

Na primeira excursão, foram visitados um perfil de solo no município de Canutama, no Estado do Amazonas, e 13 perfis em Rondônia, distribuídos entre os municípios de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Segundo os coordenadores, os participantes da RCC tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes e avaliar solos pouco estudados na Amazônia como um perfil com alto teor de matéria orgânica, mas sem a expressão de cargas trocáveis (CTC nula), um Latossolo caulinítico com caráter ácrico e outro em que se discutiu o caráter sômbrico; além de perfil com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) ainda pouco estudado no estado de Rondônia.

Os organizadores deram aos participantes um Guia de Campo com informações sobre a caracterização dos solos a serem visitados, além da história, geodiversidade e cobertura florestal de Rondônia. Também foram disponibilizados capítulos adicionais sobre as pesquisas realizadas com esses solos (pesquisas Coligadas), para suporte a discussão durante o evento.

A segunda excursão aconteceu entre os dias 1 e 8 de agosto de 2018, abrindo o Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS).

A RCC 2019 será realizada entre os dias 19 e 26 de outubro, no Maranhão

 

 

A RCC 2017 foi realizada entre os dias 9 e 16 de setembro, em Rondônia,