Um estudo publicado na revista Communications Earth & Environment, do grupo Nature, e liderado por pesquisadores da Esalq/USP e do CCARBON/USP, mostrou que a produção científica mundial sobre saúde do solo cresceu significativamente na última década — 52% dos artigos foram publicados nos últimos 5 anos e 74% nos últimos 10 anos.
De acordo com o professor Maurício Roberto Cherubin, docente do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP e pesquisador do CCARBON/USP, um dos autores do artigo, o tema tem atraído cada vez mais interesse da academia, do setor produtivo e de políticas públicas.
Cherubin destaca que solos saudáveis são fundamentais para a saúde planetária e humana, sustentando a produção de alimentos, fibras e bioenergias, promovendo o sequestro de carbono, servindo de habitat para a biodiversidade e regulando a água e os nutrientes — funções essenciais para a sustentabilidade e a resiliência climática.
👉 Leia a notícia completa em:
https://www.esalq.usp.br/banco-de-noticias/esalqusp-mapeia-%E2%80%9Cpontos-cegos%E2%80%9D-da-pesquisa-sobre-sa%C3%BAde-do-solo-e-alerta-para