Editorial

O ano de 2020 foi de perdas para todo(a)s, mas também de aprendizado, adaptação e superação. Não seria diferente na SBCS. Aprendemos a realizar eventos online, lives, discussões em mídia sociais, aulas remotas etc. Formas de comunicação já empregadas por outras áreas finalmente foram incorporadas ao nosso dia a dia. As distâncias ficaram mais curtas em forma virtual. A importância da divulgação científica foi evidenciada, para além da academia e para outros públicos, democratizando o acesso a grande temas e nomes da ciência do solo, no Brasil e no exterior.

Em 2020, a ciência se revelou em toda a sua plenitude na capacidade de contribuir, em curto prazo, para enfrentar o impacto dessa terrível pandemia, quando esforços e recursos são colocados à disposição. Também é destacável no Brasil a importância das instituições públicas de saúde, do setor agrário, das universidades e os diversos setores de pesquisa que se revelaram como salva-vidas para a população brasileira, para a economia com base na agricultura e para produção de conhecimento de qualidade. Se não fizemos mais foi devido ao descompasso na governança desses setores, da falta de planejamento de ações integradas, com base na ciência, e na redução drástica de investimentos em setores importantes para o financiamento à pesquisa no Brasil, como o CNPq e a CAPES.

Olhando para um futuro melhor, vislumbramos, em 2021, as adaptações que nos levaram a valorizar parcerias interinstitucionais como forma de trabalho, a exemplo da plataforma tecnológica do PronaSolos; a valorização da biodiversidade do solo, tema do ano mundial do solo em 2020; a aproximação da ciência do solo de seu usuário, agricultores e gestores, desenvolvendo conhecimento aplicado e inovações tecnológicas para o manejo sustentável do solo; a superação exigida pelas formas de ensino remoto e a “descoberta” da educação em ciência do solo, tão importante para divulgação do conhecimento em solos para a sociedade em geral e na formação das novas gerações; a revelação de jovens cientistas do solo, inclusive em áreas que não as agrárias, irão mudar a SBCS. E essas mudanças são muito bem-vindas.

Alguns exemplos das ações da SBCS em 2020 e de seus membros são apresentados na Newsletter de dezembro. Esperamos que gostem da leitura e se sintam estimulados a se tornarem sócios da SBCS em 2021. Precisamos do seu apoio como sócio, para que possamos prosseguir no caminho de representá-los em discussões de temas importantes no país, sempre divulgando o conhecimento em ciência do solo para toda a sociedade brasileira.

Um Feliz Ano Novo a todos(a)

Lúcia Anjos

Presidente da SBCS

 2020,  o ano das lives!

A dificuldade em reunir pessoas em eventos presenciais, provocadas pela pandemia do novo coronavírus, também levou a SBCS a buscar novas formas de divulgação da ciência do solo. Acompanhando a tendência das lives, a SBCS promoveu cinco eventos de agosto a dezembro. As lives foram sucesso de público atingindo milhares de pessoas, em todo o Brasil e com participantes no exterior. Para a presidente da SBCS, Lúcia Anjos, a experiência veio para ficar. “Mesmo após a pandemia, quando pudermos nos encontrar e realizar eventos presenciais novamente, ainda teremos a opção de promover eventos híbridos e grandes palestras e debates em torno de temas da ciência do solo por meio das lives. Elas são democráticas e atingem públicos transversais à ciência do solo e ainda têm a vantagem de poderem ser vistas a qualquer momento e incluídas em atividades nas várias instituições de ensino no Brasil. Esta foi uma herança desse período de pandemia que nos deixa uma boa lição” disse a presidente.
As lives podem ser vistas no canal da SBCS no YouTube(sbcs.solos).

Mapa lança plataforma tecnológica do PronaSolos

A plataforma reúne em um sistema de informações geográficas mapas e dados de solos produzidos por Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Embrapa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgãos estaduais e regionais e universidades. O lançamento marca o início do funcionamento do Sistema Nacional de Informação de Solos. A primeira versão da plataforma engloba o portal de dados, que disponibiliza por meio de um sistema SigWeb os diferentes mapeamentos de solos e outros temas básicos, enquanto o portal do conhecimento, integrado ao SigWeb, disponibiliza as diversas interpretações realizadas com base nos mapas de solos.

SBCS celebra dia Mundial do Solo Arte

No início de novembro, a SBCS promoveu uma campanha diária nas suas mídias sociais para incentivar os seus sócios e seguidores a promoverem ações de divulgação científica que tivessem o solo como tema. Durante todo o mês, oferecemos sugestões de como popularizar a ciência do solo e temas a tratar. No dia 5 de dezembro, dia Mundial do Solo, o Brasil já havia registrado mais de 70 eventos no Mapa Mundial da FAO. Pelo menos 10% dos eventos mundiais foram promovidos no Brasil, em plena pandemia. Muito bom!

Brasileiros fazem sucesso na produção de livros infantis sobre solos em concurso internacional

Três equipes de brasileiros ficaram entre os dez finalistas do concurso internacional para produção de um livro para crianças sobre Biodiversidade do Solo. O Brasil registrou 12 inscrições e ocupou o 3º, 7º e 9º lugares e ainda registrou cinco menções honrosas. O “Children’s Book Contest on Soil Biodiversity” foi lançado por meio de uma parceria entre a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), a FAO/ONU e a Aliança Global pelos Solos (GSP) para celebrar o Dia Mundial do Solo, em 2020.

Organizadores da Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo investem em tecnologia de transmissão online para sucesso do evento

Com o tema “Conhecimento aplicado ao campo e à cidade” o Núcleo Regional Sul (NRS) da SBCS realizou a XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, nos dias 26 e 27 de novembro de 2020. Pela primeira vez na história, a Reunião ocorreu de forma virtual, visando atender às medidas de prevenção e distanciamento social ocasionadas pela pandemia do COVID-19.

A XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo contou com 323 inscritos de 18 estados, sendo a maioria da área de abrangência do NRS (47% do Rio Grande do Sul e 16% de Santa Catarina).

Comissão organizadora avalia realização da VI Reunião Nordestina de Ciência do Solo

 O evento foi realizado de forma totalmente online e reuniu 802 participantes. A programação contou com 24 conferências temáticas, envolvendo 54 palestrantes, sendo quatro estrangeiros. A conferência de abertura foi realizada pelo professor Rattan Lal, da Ohio State University e um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, em 2017. A VI-RNCS foi promovida pelo Núcleo Regional Nordeste da SBCS com apoio da UFRPE e Embrapa Solos (UEP-Recife)

Núcleo Estadual São Paulo tem nova diretoria

O Núcleo Estadual São Paulo elegeu sua nova diretoria dia18 de dezembro de 2020 e tem como diretor o professor Estêvão Vicari Mellis (Centro de Solos do IAC/Apta/SAA).

No tags for this post.