SBCS promove XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC)

Cerca de 90 pessoas participaram da XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos, entre os dias 8 e 15 de outubro.
Durante uma semana, eles percorreram 1,8 mil km entre Goiás e Tocantins para conhecer melhor os solos deste percurso e contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). O roteiro incluiu um percurso de sul a norte dos estados de Goiás e Tocantins, desde Goiânia (sul) até Palmas (norte), com exame de 14 perfis. A excursão permitiu conhecer os solos de uma região com fortes contrastes bioclimáticos e paisagens que incluem áreas de cerrado, campos de altitude e extensas planícies aluvionares do Rio Araguaia.
A XIV RCC foi promovida pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS e organizada por Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Solos, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Embrapa Arroz e Feijão, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO).

SBCS lança E-Book Educação em Solos

São 15 capítulos escritos por 34 autores de 18 diferentes instituições de ensino e pesquisa, apresentando o estado da arte da Educação em Solos no país.

A obra é destinada a todos os envolvidos e interessados na Educação em Solos, nos diferentes espaços educacionais formais ou não formais, nos diferentes níveis da educação básica ou superior, na extensão universitária ou rural, nas ações de educação ambiental, e outros campos que tenham interesse ou envolvimento com esta temática.

O livro revela concepções e reflexões a respeito das ações daqueles que se assumem enquanto educadores em solos, cada qual em sua distinta percepçãoo, realidade e contexto.

Nos capítulos a Educação em Solos se pauta por uma compreensão ampla e diversa, e os textos dos autores expressam essa visão multifacetada do processo educacional, o que torna a obra rica em suas linguagens.

Organizadores: Fabiane Machado Vezzani, Marcelo Ricardo de Lima, Valentim da Silva e Cristine Carole Muggler.

Ciência do Solo perde Raphael David dos Santos

O pesquisador da Embrapa Solos e sócio benemérito da SBCS, Raphael David dos Santos, faleceu aos 93 anos, no dia 19 de setembro, no Rio de Janeiro. A SBCS se solidariza com familiares e amigos e agradece as grandes contribuições dele para a ciência do solo no Brasil.

22º Congresso Mundial de Ciência do Solo foi realizado no Reino Unido

Mais de duas mil pessoas participaram do 22º Congresso Mundial de Ciência do Solo promovido pela British Society of Soil Science (BSSS) e pela International Union of Soil Science (IUSS), em Glasgow, na Escócia, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto.

O evento foi realizado em formato híbrido, com cerca de 800 pessoas participando virtualmente. Vinte brasileiros participaram virtualmente e a SBCS foi representada pelo ex-presidente e atual conselheiro, Gonçalo Signorelli de Farias.

Os próximos dois Congressos Mundiais de Ciência do Solo serão na China, em 2026 e no Canadá, em 2030.
Saiba mais sobre a programação do World Congress of Soil Science.

Dia Mundial do Solo 2022

Para comemorar o World Soil Day, a SBCS incentivou, como acontece todos os anos, que os Núcleos, Divisões e sócios promovessem eventos de divulgação científica em suas regiões que levassem o tema “Solos, onde a alimentação começa” para públicos leigos.

Além das campanhas nas redes sociais, a SBCS também promoveu uma live sobre o mesmo tema no seu canal do Youtube. Nela, a pesquisadora Ana Paula Tureta, da Embrapa Solos, e o professor Maurício Cherubin, da Esalq/USP, falaram sobre saúde dos solos e sua relação com a segurança alimentar.

A live está disponível no canal da SBCS no YouTube 

Brasil tem quatro livros infantis selecionados no concurso da FAO sobre solos

Para celebrar o Dia Mundial do Solo, a União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e o Global Soil Parternship (GSP) lançaram um concurso de livros infantis científicos sobre a importância dos solos para alimentação e nutrição com o lema “Solos, onde começa a alimentação”.

O Brasil esteve no terceiro lugar com o livro Special Picnic on World Soil Day, da professora Jully Gabriela Retzlaf, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Entre os melhores trabalhos que serão divulgados pela FAO estão ainda os livros das brasileiras.The amazing soil: Our food and our health, da professora Marcela Bianchessi da Cunha Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Food Sprouts from the Soil, da professora da Universidade Federal de Campina Grande, Adriana de Fátima Meira Vital.
The soil: from knowledge to food, escrito pela professora Adriana Ribon, da Universidade Estadual de Goiás.
A SBCS parabeniza às professoras e a todos os participantes pelo trabalho realizado.

SBCS pela democracia

Durante todo este ano, principalmente no segundo semestre, a SBCS se manifestou nas suas redes sociais em defesa da democracia e da valorização da ciência brasileira.  A SBCS também endossou diversas manifestações capitaneadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência com os mesmos objetivos. O conteúdo das postagens ressaltava o compromisso da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo em zelar por um país que respeita a democracia, valoriza a Educação, a diversidade cultural, étnica, religiosa, o Meio Ambiente, e que se apoia no conhecimento científico para superar os imensos desafios sociais e econômicos que o Brasil tem pela frente.

Presidente da SBCS é reconduzida ao Painel Técnico Intergovernamental sobre solos (ITPS)

A presidente da SBCS, professora Lúcia Anjos (UFRRJ), foi reconduzida ao Painel Técnico Intergovernamental sobre Solos (ITPS), com mandato até 2025. Para este mandato, foram indicados 95 especialistas para 27 vagas como membros efetivos. Dentre estes, apenas quatro foram reconduzidos, incluindo o Brasil. “É uma responsabilidade ainda maior participar deste importante painel para a ciência do solo mundial”, disse a presidente da SBCS.
O ITPS foi criado em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um painel de especialistas de todo o mundo para apoiar as ações da Aliança Global para Solos (GSP). O Brasil esteve presente em todos os três mandatos até agora como um dos países da macro região América Latina e Caribe, que possui cinco representantes. A professora Lúcia Anjos, representa o Brasil desde 2018.
Por essa honra, ela agradece aos parceiros da GSP no Brasil que a indicaram: a SBCS, a UFRRJ, a UFV, a UFES, o IAC, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto ((FEBRAPDP) e Confederação de Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS). A presidente da SBCS também contou com o apoio de diversas instituições como o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo e a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS).

9º Seminário Baiano de Solos

O PET Solos- primeiro Programa de Educação Tutorial do Brasil com temática em solos – ligado à Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, realizou, entre os dias 21 e 23 de novembro, o 9º Seminário Baiano de Solos. O evento contou com o apoio do Núcleo Regional Nordeste da SBCS.
O seminário contou com palestras, conferências, minicursos e excursões técnicas e teve como objetivo promover a articulação e integração entre os estudantes, professores e pesquisadores da área de Ciência do Solo na Bahia. Segundo os organizadores, a programação também ajudou a amadurecer o projeto de criação da Rede Baiana de Ciência do Solo

VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo

O Núcleo Regional Nordeste da SBCS promoveu, entre os dias 5 e 9 de dezembro, em Mossoró/RN, a VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo. O evento teve como tema “Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste” e reuniu cerca de 450 participantes de diferentes áreas da ciência do solo. O evento foi realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Arido.

XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

O Núcleo Regional Sul da SBCS realizou, entre os dias 16 e 18 de novembro,  em Florianópolis/SC, a XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. O evento teve como tema principal “Manejo e Conservação do solo e da água na Agricultura familiar.
A Reunião contou com apresentação de trabalhos científico, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes da assistência técnica pública e privada, bem como produtores rurais.
Ainda, nos dias 14 e 15 de novembro foi promovida V Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos que tem como objetivo o estímulo à identificação e conhecimento dos solos dos estados do Sul do Brasil por equipes de estudantes de graduação/pós-graduação coordenados por professores.
Mais informações no site: www.rsbcs.com.br

Núcleo Regional Sul elege sua nova diretoria

O professor Pedro Alexandre Varella Escosteguy, da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo foi eleito para um mandato de dois anos.
A eleição aconteceu durante a XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, realizada em novembro, em Florianópolis.
A nova diretoria tem como principais objetivos a criação de livros-textos regionalizados para as subáreas da Ciência do Solo; atualizar o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; criar e manter canais de comunicação do NRS; definir, junto aos pesquisadores vinculados ao NRS, as principais linhas de pesquisas de cada subárea da ciência do solo; atuar junto aos agentes públicos e de fomento para viabilizar recursos de financiamento de pesquisas prioritárias para o RS e SC, consolidando o NRS como um canal de comunicação entre esses órgãos e os pesquisadores e encaminhar demandas dos sócios da SBCS
Confira, abaixo, os nomes dos membros da nova diretoria
Diretor: Pedro Alexandre Varella Escosteguy (UPF)
1º Vice-Diretor: Pesquisador Fabiano De Bona?(Embrapa Trigo)
2º Vice-diretor: Paulo Ivonir Gubiani (UFSM)
1º Tesoureiro: Jackson Korchagin (CESURG)
Secretário Geral: André Amaral (Embrapa Trigo)
Conselho diretor: Cledimar Rogério Lourenzi, Tales Tiecher, Maurício Vicente Alves e Leandro Sousa da Silva

Loja Virtual da SBCS  de cara nova

A loja virtual da SBCS foi toda reformulada para facilitar a consulta e a compra de livros, e-books e objetos.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo e XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo

Solos Floripa 2023 será um grande evento promovido em conjunto pelas Sociedades Latino-americana (SLCS) e Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com com o apoio da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). O evento  será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Costão do Santinho Resort, no período de 30 de julho a 4 de agosto de 2023.

Com o tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”, a expectativa dos Organizadores é de que os congressistas tenham a oportunidade de participar de uma discussão ampla sobre o papel do solo na sociedade atual, seus impactos não somente na agricultura, mas também nos biomas quando se discute sobre desastres naturais, mudanças climáticas, aquecimento global, segurança hídrica e alimentar, planejamento rural e urbano, entre tantos outros.

Saiba mais em: www.solosfloripa2023.com.br

No tags for this post.