Bernardo Van Raij

Paranaense de Ponta Grossa, Bernardo Van Raij é engenheiro agrônomo pela UFRRJ (1962). Em 1967, concluiu seu doutorado em Agronomia com ênfase em Ciência do Solo pela Esalq/USP e depois, em 1971, outro doutoramento pela Universidade de Cornell, nos EUA. Em 1977, na Universidade de Wageningen,  na Holanda, aprimorou seus conhecimentos em Química do Solo.

Atuou como pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) de 1970 até sua aposentadoria, dedicando-se aos estudos de propriedades eletroquímicas do solo, bem como à solução de problemas analíticos do laboratório de solo para fins de levantamento pedológico, contribuindo muito para o desenvolvimento dos levantamentos pedológicos e dos Sistemas de Classificação de Solos Brasileiros

Na seção de Fertilidade do Solo e Adubação de Plantas, atualmente Centro de Solos e Recursos Ambientais, Van Raij, dedicou-se às pesquisas de métodos de análises de solo e plantas, visando aprimorar a diagnose nutricional e as recomendações de adubação. O trabalho resultou em ampla reformulação da análise de solo, com destaque aos métodos do IAC e de recomendação de calagem, e de análises de Fósforo por resina e micronutrientes por DTPA pH 7,3, que, em conjunto com todas as pesquisas realizadas pela equipe do IAC liderada por ele sobre adubação e nutrição de plantas, resultaram em recomendações de calagem e adubação, baseadas em análises de solo, diagnose foliar e produtividade esperada.

Bernardo Van Raij escreveu livros que são referência para a Ciência do Solo brasileira, dentre esses se destacam: Fertilidade do Solo e Manejo de Nutrientes (2a edição 2008) e Gesso Agrícola (2a edição 2008), que alavancou o uso de gesso, colaborando para a melhoria da fertilidade do subsolo na agricultura brasileira. Ele também é autor do livro Análise Química para Avaliação da Fertilidade de Solos Tropicais (2001), que norteia a realização de análises em diversas pesquisas no país.

Van Raij é autor de mais de 150 artigos científicos publicados, nove livros, mais de 40 capítulos de livros, além de ministrar aulas e disciplinas em cursos de pós-graduação na Unesp-Jaboticabal, Esalq-USP e Universidade de Cornell, nos EUA. Orientou e coorientou diversas dissertações e teses de alunos em cursos de pós-graduação da Esalq, Unesp-Jaboticabal, Unicamp e IAC.

Além da carreira dedicada à ciência do solo, ele também sempre se empenhou no fortalecimento da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Sócio desde 1963, membro do Conselho Diretor, ocupou o cargo de 2º Vice-Presidente de 1973-1975. Em 1982, presidiu a Comissão Organizadora da XV Reunião Brasileira de Fertilidade Do Solo. Em 1976, participou do grupo instituído para criar a Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS) da qual foi redator assistente.

O título de Sócio Honorário da SBCS foi indicado pelo Núcleo São Paulo da SBCS e conferido solenemente durante a abertura do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, dia 30 de julho de 2023, em Florianópolis. Trata-se de uma justa homenagem à carreira científica e a dedicação de Bernardo Van Raij à ciência do solo no Brasil.