A União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), a qual a SBCS é afiliada, definiu o tema “Healthy Soils for Humanity” para as celebrações da Década da Ciência do Solo para o Desenvolvimento Sustentável | 2025–2034.
O objetivo é promover a importância dos solos saudáveis para a segurança alimentar, mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e o bem-estar da humanidade.
Ao afirmar que solos saudáveis sustentam sociedades saudáveis a IUSS, defende que a saúde do solo seja incluída em todas as áreas da pesquisa em sustentabilidade. “As sociedades dependem, para sua sustentabilidade, de ecossistemas de solo saudáveis e em bom funcionamento, que podem sustentar a biodiversidade e a qualidade do ar e da água. O solo fornece serviços ecossistêmicos essenciais, como controle de enchentes e erosão, regulação de pragas e doenças, mitigação das mudanças climáticas, reciclagem de resíduos, purificação da água, apoio à biodiversidade, preservação do patrimônio cultural, segurança alimentar, provisão de materiais e espaço para desenvolvimento”.