SBCS completa 75 anos em 2022
O selo comemorativo aos 75 anos da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo foi lançado durante a live sobre conservação do solo no Brasil, realizada dia 12 de abril. Durante todo este ano, vamos falar mais sobre a história e a importância da SBCS para a valorização da ciência do solo e de seus pesquisadores hoje e ao longo destes 75 anos.
Veja esta e outras lives no canal da SBCS no YouTube
Criada a base para a Universidade Pronasolos
A CAPES, aprovou, em maio de 2022, a habilitação de consórcio de universidades para oferta de curso superior de especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, na modalidade à distância e com início em janeiro de 2023. O projeto pedagógico do curso integra a futura proposta da Universidade Pronasolos e tem como objetivo geral a formação de agentes públicos e profissionais capacitados na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais.
Os profissionais formados deverão atuar em várias atividades e instituições, em especial, no Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), cujo objetivo é mapear os solos brasileiros, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000. A carência de informações detalhadas sobre os solos brasileiros é um sério problema para o desenvolvimento nacional, já que, atualmente, menos de 5% do território nacional conta com mapas de solos em escalas detalhadas, de 1:100.000 ou maior.
A criação do projeto pedagógico do curso será a base para a futura Universidade Pronasolos e as primeiras turmas serão ofertadas a partir do primeiro trimestre de 2023. É uma parceria de Universidades brasileiras, incluindo, inicialmente, a UFRRJ, UFV, UFMG, UFRA e UFG, com o apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A SBCS, através da sua presidência e de seus representantes no Comitê Executivo do Pronasolos, tem participado diretamente da negociação com a CAPES e o MAPA que levou a esse resultado favorável, com nota máxima (5) na avaliação das propostas.
A SBCS agradece ainda a colaboração direta do nosso ex-presidente da SBCS, professor Flavio Camargo, e do pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, que atuaram como elementos de conexão entre as Universidades, a CAPES e o MAPA.
Presidente da SBCS é reconduzida ao Painel Técnico Intergovernamental sobre Solos
SBCS lança nova edição do Tópicos em Ciência do Solo
XI Simpósio de Educação em Solos em dezembro de 2022
O XI Simpósio de Educação em Solos (XI SBES) será promovido pelo Núcleo Regional Centro Oeste da SBCS e realizado pela Unidade de Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com Universidade Estadual da Grande Dourados (UFGD) e outras instituições.
O evento será realizado de forma totalmente virtual, entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022 e presidido pelas professoras Adriana Ribon (UEG) e Paula Pinheiro (UFGD).
O Simpósio terá como tema central a “Educação em solos e seus múltiplos horizontes”, abordando a multidisciplinaridade presente nas mais diversas áreas, tais como: educação básica e superior, agricultura, extensão rural, solos urbanos, inclusão e igualdade de gêneros por meio da construção do conceito de solos em forma de arte com tintas, poesias, teatros, personagens, leitura de histórias e outras atividades lúdicas, com o intuito de ampliar o olhar do público para os mais diversos horizontes que Educação em Solos contempla. Segundo os organizadores, o desejo é unir aqueles que cuidam dos solos com seus olhares diferenciados, de forma a integrar a abordagem multidisciplinar e reforçar que a Educação em Solos é uma aspiração necessária presente e futura para todas as gerações.
O XI SBES também irá comemorar o Dia Mundial do Solo e os 75 anos da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.