27/03/2022

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo comunica e lamenta, profundamente, o falecimento do professor da UFRGS, João Mielniczuk, ocorrido no dia 27 de março de 2022, em Porto Alegre. RS. Além de sócio e entusiasta da SBCS, o professor Mielniczuk foi condecorado com a nossa honraria máxima, o Prêmio Antonio Carlos Moniz de Ciência do Solo, em reconhecimento à sua ampla e relevante contribuição, durante toda vida profissional à Ciência do Solo e à agricultura gaúcha e brasileira. A premiação aconteceu durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, promovido em 2017, em Belém (PA).

Ele dedicou a sua vida profissional ao desenvolvimento de pesquisa e formação de recursos humanos em Ciência do Solo no Departamento de Solos e no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFRGS. Com formação acadêmica em Fertilidade do Solo, atuou, até o final da década de 1960, no desenvolvimento e na calibração de análises de solos na região Sul. Posteriormente, os enormes problemas de degradação dos solos agrícolas pelo manejo inadequado levaram-no a atuar e a desenvolver no Brasil a área de Manejo de Solos. Foi nela que apresentou a sua mais expressiva contribuição no ensino, pesquisa e formação de recursos humanos, particularmente no desenvolvimento de sistemas sustentáveis de manejo adaptados às regiões subtropicais e tropicais brasileiras.

A sua contínua participação como palestrante em congressos promovidos pela SBCS, somada à forte ênfase na formação de recursos humanos – que resulta na ocorrência de ramificações e influência indireta da atuação desse profissional -, torna difícil a mensuração da dimensão da sua real contribuição à Ciência do Solo e à agricultura nacional. O professor João Mielniczuk situa-se entre os pesquisadores mais reconhecidos em nível nacional, seja pela sua expressiva contribuição técnica nas áreas de Fertilidade e Manejo de Solos, seja pelo seu caráter humanitário de respeito ao ser humano, que sempre pautou a sua vida e atividade profissional.

A SBCS envia à família, amigos e discípulos, os sentimentos de pesar e dirige ao professor João Mielniczuk o reconhecimento e a gratidão por toda a sua dedicação à ciência do solo no Brasil.