25/07/2023

Começa no próximo domingo, 30, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, SC, o “Solos Floripa 2023”. Este é o nome dado ao evento que reúne o XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). Esta é a primeira vez que os congressos serão simultâneos e acontecem presencialmente depois da pandemia.

O Solos Floripa 2023 é promovido em conjunto pelas Sociedades Latino-americana (SLCS) e Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e com o apoio da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) e será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, cerca 1400 participantes irão se atualizar sobre os temas mais emergentes da ciência do solo em sete conferências, 27 simpósios com duas palestras cada um e três minicursos. Haverá ainda a apresentação de 1332 trabalhos científicos nos intervalos das palestras.

Durante o evento haverá o público poderá ainda participar de uma Excursão Técnica; um Simpósio Educação em Solos; um Seminário Substâncias Húmicas, além de feiras e exposições de equipamentos de empresas e instituições que atuam na ciência do solo.

A cerimônia de abertura, dia 30 de julho, às 19h, contará com a presença de diversas autoridades e com a entrega de prêmios de mérito em ciência do solo concedidos pela SBCS e pela SLCS.

I Competição Latino-americana de Solos

Antecipando o evento, já durante esta semana, entre os dias 26 e 28 de julho, 26 alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições já estarão em Santa Catarina para participarem da I Competição Latino-americana de Solos, realizada na Estação Experimental da Epagri em São Joaquim. Na competição, uma equipe espanhola, duas equipes do Núcleo Regional Sul da SBCS e uma equipe da UTFPR são desafiadas a conhecerem os solos e as paisagens de uma determinada região e a realizarem no campo a identificação, a classificação e a interpretação de atributos morfológicos, físicos, químicos e biológico dos perfis de solos (barrancos ou trincheiras), determinando as limitações, o potencial de uso e as recomendações de manejo durante a competição. O evento faz parte da programação oficial do Solos Floripa 2023.

VIII Simpósio Latino-americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo

O Simpósio será realizado no dia 1º de agosto de 2023, das 9h às 13h com apresentação orais e de posteres previamente aprovados. Já estão inscritos 158 participantes de diferentes níveis educacionais, desde o fundamental até o bacharelado. Os Simpósios de Ensino permitem aos pesquisadores da ciência do solo o contato direto com professores que atuam na educação fundamental e média, trocando experiência sobre a didática e experiências inovadoras do ensino de conteúdos relacionados aos solos.

Excursão Pedológica

Na sexta-feira, 4 de agosto e último dia do evento, os participantes poderão participar de uma excursão para conhecerem os solos da região vinícola de São Joaquim. As excursões pedológicas são ótimas oportunidades para estudo das características de diferentes solos e troca de experiências com renomados pedólogos do Brasil.

Joint Seminar of the Brazilian Chapter of the International Humic Substances and Natural Organic Matter Society (IHSS-NOM) and the International Research Consortium on Soil Carbon (IRC-Soil Carbon)

Também na sexta, 4 de agosto, haverá um Simpósio internacional para debater questões relativas às substâncias húmicas, materiais orgânicos e carbono nos solos. O tema é ainda mais relevante no contexto das mudanças climáticas.

Patrocínio

O Solos Floripa 2023 conta o apoio financeiro fundamental da Mosaic Fertilizantes, Fecoagro Fertilizantes, Phico Terra e CREA-SC, além do apoio de diversas instituições como o CNPq, Fapesc, Senar Santa Catarina, OCESC, BRDE e Universidade do Estado de Santa Catarina

Serviço

O Solos Floripa 2023 será presidido pelos pesquisadores da Epagri Elisângela Benedet da Silva (presidente) e Ivan Luiz Zilli Bacic (vice-presidente), apoiados por uma comissão técnica organizadora.

A presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é a professora Lúcia Anjos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A presidente da Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo também é a pesquisadora Elisângela Benedet.

Jornalista responsável e à disposição da imprensa durante o evento

Léa Medeiros (SBCS) (31) 99795-0594.