Abertas inscrições para a RCC 2018, em Rondônia

A SBCS realizou, entre os dias 9 e 16 de setembro, em Rondônia, a XII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC). O evento foi organizado pelo Núcleo Regional Noroeste da SBCS e organizado pela Embrapa Rondônia, Embrapa Solos, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Geológico do Brasil, com suporte do Instituto Federal de Educação (IFRO). A coordenação geral foi do pesquisador Paulo Guilherme Wadt (Embrapa Rondônia) com apoio de José Francisco Lumbreras (Embrapa Solos), Lúcia Helena Cunha dos Anjos (UFRRJ) e Francisco de Assis Correa Silva (Embrapa Rondônia)

A XII RCC foi dividida em duas excursões para permitir maior número de participantes e dar oportunidade para que interessados de várias instituições de possam conhecer melhor a realidade do ambiente de produção agrícola e os solos de Rondônia.

Esta primeira viagem contou com um total de 84 participantes. Destes, 74 são sócios da SBCS. Entre os participantes, 78 se inscreveram como profissionais e seis como estudantes.

Na primeira excursão, foram visitados um perfil de solo no município de Canutama, no Estado do Amazonas, e 13 perfis em Rondônia, distribuídos entre os municípios de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Segundo os coordenadores, os participantes da RCC tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes e avaliar solos pouco estudados na Amazônia como um perfil com alto teor de matéria orgânica, mas sem a expressão de cargas trocáveis (CTC nula), um Latossolo caulinítico com caráter ácrico e outro em que se discutiu o caráter sômbrico; além de perfil com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) ainda pouco estudado no estado de Rondônia.

Os organizadores deram aos participantes um Guia de Campo com informações sobre a caracterização dos solos a serem visitados, além da história, geodiversidade e cobertura florestal de Rondônia. Também foram disponibilizados capítulos adicionais sobre as pesquisas realizadas com esses solos (pesquisas Coligadas), para suporte a discussão durante o evento.

A segunda excursão ocorrerá de 1 a 8 de agosto de 2018 e a pré-inscrição poderá ser feita diretamente no site do evento: http://sbcs-noroeste.agr.br/rcc/xiircc/inscricoes.html.

As vagas são limitadas e as inscrições já estão sendo confirmadas.

A RCC 2017 foi realizada em setembro e será promovida novamente em 2018