Circuito de visitação da Embrapa conta a história da Ciência do Solo

Apaixonados pela agricultura, mais especificamente pelo solo, têm uma nova opção na cidade do Rio de Janeiro. A Embrapa Solos, no Jardim Botânico, inaugurou seu circuito histórico de visitação como um presente do centro de pesquisa, que completa 40 anos, aos moradores da Cidade Maravilhosa.

São quinze painéis, de um metro quadrado, localizados em seis pontos diferentes (laboratórios, sala de preparação de amostras, núcleo de geomática etc.) do casarão tombado que contam a história do estudo sobre o solo.

“Recebemos muitos visitantes, pensei no circuito como uma maneira de mostrar nossa história pra eles”, conta o analista Aurélio Favarin. “Recentemente também houve uma grande renovação no quadro de empregados da Embrapa, esses novos funcionários também saberão mais sobre o seu local de trabalho”, completa Aurélio.

Além da Embrapa Solos, o circuito também conta a história do Instituto de Química Agrícola (que ocupou o espaço até 1962) e da Divisão de Pedologia e Fertilidade do Solo (1962 até 1975, quando surgiu a Embrapa Solos).

A inauguração foi o marco inicial das comemorações de 2015 – Ano Internacional do Solo, instituído pela FAO.

A visitação é gratuita e deve ser agendada com Aurélio Favarin pelo telefone (21) 2179-4578 ou e-mail:aurelio.favarin@embrapa.br